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quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

PLANO DE ENSINO – PESQUISA OPERACIONAL

 

PLANO DE ENSINO – PESQUISA OPERACIONAL

 

 

UNIDADE: Campus Mata Norte

CURSO: Logística

DOCENTE RESPONSÁVEL: Carlos Henrique Michels de Sant´Anna

COMPONENTE CURRICULAR:  Pesquisa Operacional

CARGA HORÁRIA: 60 h

Nº DE VAGAS A SEREM OFERTADAS: 50

NATUREZA:   ( X ) Obrigatória           (  ) Optativa

DIA/HORÁRIO: Quarta Feira -  08 ás 10 hs

PERÍODO: 3°

EMENTA

 

Apresentar as principais ferramentas para tomada de decisão e análise de dados através de métodos de otimização e algoritmos de pesquisa operacional e a sua aplicação na gestão organizacional com enfoque logístico.

.

 OBJETIVOS

 

ü  Capacitar o aluno com o intuito desenvolver habilidades para identificação de problemas e construção de modelos conceituais

 

ü  Habilitar o aluno para que ele possa utilizar algoritmos de pesquisa operacional para solução de problemas em organizações

 

ü  Qualificar o aluno com o propósito de perceber e lidar com múltiplos pontos de vista acerca dos problemas de uma organização.

 

 

METODOLOGIA

 

ü  Apresentação dos conceitos, os princípios e lógicas de funcionamento do sistema logístico em âmbito interno e da cadeia de suprimentos, resolução de exercícios e problemas através de atividades síncronas (Webconferência via Google Meet; Vídeos; aplicativos como Mentimeter, Coogle, PollyEveryWhere, EdPuzzle; Googel Forms, Padlet, etc).

 

ü  Através do Google Classroom ocorrerá as atividades assíncronas, com pesquisas, exercícios, troca de informação, elaboração de trabalhos em grupo

 

 


 

 

 

PLATAFORMA

 Google Classroom/G-Suite

 

 

FORMAS DE AVALIAÇÃO

 

 

Aa avaliações terão a sua forma continuada, mas com dois momentos de culminância

 

Culminância –Elaboração de forma individual questões de múltipla escolha com 5 opções de resposta cada questão.  E deverá apontar uma única resposta correta com sua respectiva justificativa (seja um texto para questões teóricas ou a devida sequência matemática para resoluções de cálculo). Além das atividades que ocorreram ao longo da disciplina

2° Culminância- Elaboração de forma individual questões de múltipla escolha com 5 opções de resposta cada questão.  E deverá apontar uma única resposta correta com sua respectiva justificativa (seja um texto para questões teóricas ou a devida sequência matemática para resoluções de cálculo). Além das atividades que ocorreram ao longo da disciplina

 

SEMANAS

CRONOGRAMA

DETALHAMENTO

1

CONTEÚDOS ABORDADOS:  Apresentação dos alunos e do professor. Apresentação do programa, bibliografia, forma de avaliação. Definição de Pesquisa Operacional e sua importância

 

METODOLOGIA:   Aula expositiva através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom para o compartilhamento do material didático. Vídeos e estudo de caso (assíncrona)

 

PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e com questões numéricas/dissertativas  para serem entregues via Classroom.  

 

 

2

CONTEÚDOS ABORDADOS: A Modelagem como compreensão dos problemas qualitativos e quantitativos. Representação simplificada de um problema real.

 

METODOLOGIA:   Aula expositiva através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom para o compartilhamento do material didático. Vídeos e estudo de caso (assíncrona)

 

PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom.

 

3

CONTEÚDOS ABORDADOS:  A Modelagem como compreensão dos problemas qualitativos e quantitativos. Representação simplificada de um problema real - continuação  

 

METODOLOGIA:   Aula expositiva através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom para o compartilhamento do material didático. Vídeos e estudo de caso (assíncrona)

 


 

 

 

        3

PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e com questões numéricas/dissertativas  para serem entregues via Classroom

4

CONTEÚDOS ABORDADOS:  A resolução das modelagens através dos gráficos. Seus limites, vantagens e desvantagens.

 

METODOLOGIA:   Aula expositiva através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom para o compartilhamento do material didático (slides e vídeo). Vídeos e estudo de caso (assíncrona)

 

PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom.

 

5

CONTEÚDOS ABORDADOS:  A resolução das modelagens através dos gráficos. Seus limites, vantagens e desvantagens - continuação.

 

METODOLOGIA:   Aula expositiva através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom para o compartilhamento do material didático (slides e vídeo).

 

PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom.

 

6

Primeira Culminância

7

CONTEÚDOS ABORDADOS:  Cine Log  

 

METODOLOGIA: Vídeos e estudo de caso (assíncrona).

 

PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom.

 

8

CONTEÚDOS ABORDADOS:  Resolução dos problemas de programação linear através do algoritmo Simplex.

 

METODOLOGIA:   Aula expositiva através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom para o compartilhamento do material didático (slides e vídeo). Vídeos e estudo de caso (assíncrona)

 

PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom.

 

9

 

CONTEÚDOS ABORDADOS: Resolução dos problemas de programação linear através do algoritmo Simplex - continuação.

 

METODOLOGIA:   Aula expositiva através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom para o compartilhamento do material didático (slides e vídeo). Vídeos e estudo de caso (assíncrona)

 

PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom.

 

10

 

CONTEÚDOS ABORDADOS:  Teoria da Decisão e suas subdivisões. Resolução de problemas de Designação pelo Método Húngaro.   

 

METODOLOGIA:   Aula expositiva através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom para o compartilhamento do material didático (slides e vídeo). Vídeos  e estudo de caso (assíncrona)

 

PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom.

 

11

CONTEÚDOS ABORDADOS:  Teoria dos Jogos.

 

METODOLOGIA:   Aula expositiva através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom para o compartilhamento do material didático (slides e vídeo). Vídeos  e estudo de caso (assíncrona)

 

PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom.

 

12

Segunda Culminância

13

Prova Final

 


  

BIBLIOGRAFIA

 

   BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

ü  MOREIRA, Daniel Augusto. Pesquisa Operacional-Curso Introdutório. Cengage Learning Edições Ltda., 2010.

ü  ANDRADE, Eduardo Leopoldino, Introdução à pesquisa operacional : métodos e modelos para análise de decisão. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

ü  SILVA, Ermes Medeiros da; Silva, Elio Medeiros da; GONÇALVES, Valter; MUROLO, Afrânio  Carlos, Pesquisa operacional para os cursos de administração e engenharia: programação linear, simulação. 4.ed. São Paulo: São Paulo: Atlas, 2010

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

 

ü  COLIN, Emerson Carlos. Pesquisa Operacional: 170 aplicações em estratégia, finanças, logística, produção, marketing e vendas. Livros Técnicos e Científicos, 2017

ü  TAHA, Hamdy A. Pesquisa Operacional. 8.ed, São Paulo: Pearson, 2008

ü  HILLIER, Frederick S.; LIEBERMAN, Gerald J. Introdução à pesquisa operacional. McGraw Hill Brasil, 2013.

ü  LACHTERMACHER, Gerson. Pesquisa operacional na tomada de decisões . Grupo Gen-LTC, 2016.

ü  NASCIMENTO, Sebastião Vieira. Pesquisa Operacional E Análise De Investimentos: suas aplicações na indústria e nos serviços – Ciência Moderna 2012

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