PLANO DE ENSINO
– PESQUISA OPERACIONAL
UNIDADE: Campus
Mata Norte |
CURSO: Logística |
DOCENTE RESPONSÁVEL: Carlos Henrique Michels de Sant´Anna |
COMPONENTE
CURRICULAR: Pesquisa Operacional |
CARGA HORÁRIA: 60 h |
Nº DE VAGAS A SEREM OFERTADAS: 50 |
NATUREZA: ( X ) Obrigatória (
)
Optativa |
DIA/HORÁRIO: Quarta
Feira - 08 ás 10 hs |
PERÍODO: 3° |
EMENTA |
Apresentar as principais ferramentas para tomada de
decisão e análise de dados através de métodos de otimização e algoritmos de
pesquisa operacional e a sua aplicação na gestão organizacional com enfoque
logístico. . |
ü Capacitar o aluno com o intuito desenvolver habilidades para
identificação de problemas e construção de modelos conceituais ü Habilitar o aluno para que ele possa utilizar algoritmos de pesquisa
operacional para solução de problemas em organizações ü Qualificar o aluno com o propósito de perceber e lidar com múltiplos
pontos de vista acerca dos problemas de uma organização. |
METODOLOGIA |
ü Apresentação dos conceitos, os princípios e lógicas de funcionamento do sistema
logístico em âmbito interno e da cadeia de suprimentos, resolução de exercícios e problemas
através de atividades síncronas (Webconferência via Google Meet; Vídeos;
aplicativos como Mentimeter, Coogle, PollyEveryWhere, EdPuzzle; Googel Forms,
Padlet, etc). ü Através do Google Classroom ocorrerá as
atividades assíncronas, com pesquisas, exercícios, troca de informação,
elaboração de trabalhos em grupo |
PLATAFORMA Google Classroom/G-Suite |
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FORMAS DE
AVALIAÇÃO |
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Aa avaliações terão a sua
forma continuada, mas com dois momentos de culminância 1° Culminância –Elaboração de forma individual questões de múltipla
escolha com 5 opções de resposta cada questão. E deverá apontar uma única resposta correta
com sua respectiva justificativa (seja um texto para questões teóricas ou a
devida sequência matemática para resoluções de cálculo). Além das atividades
que ocorreram ao longo da disciplina 2° Culminância- Elaboração de forma individual questões de
múltipla escolha com 5 opções de resposta cada questão. E deverá apontar uma única resposta correta
com sua respectiva justificativa (seja um texto para questões teóricas ou a
devida sequência matemática para resoluções de cálculo). Além das atividades
que ocorreram ao longo da disciplina |
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SEMANAS |
CRONOGRAMA DETALHAMENTO |
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1 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Apresentação dos alunos e do professor. Apresentação do programa,
bibliografia, forma de avaliação. Definição de Pesquisa Operacional e sua
importância METODOLOGIA: Aula expositiva
através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom
para o compartilhamento do material didático. Vídeos e estudo de caso
(assíncrona) PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas
para serem entregues via Classroom. |
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2 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: A Modelagem como compreensão dos problemas
qualitativos e quantitativos. Representação simplificada de um problema real.
METODOLOGIA: Aula expositiva
através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom
para o compartilhamento do material didático. Vídeos e estudo de caso
(assíncrona) PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom. |
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3 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: A Modelagem como compreensão dos problemas qualitativos e quantitativos.
Representação simplificada de um problema real - continuação METODOLOGIA: Aula expositiva
através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom
para o compartilhamento do material didático. Vídeos e estudo de caso
(assíncrona) |
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3 |
PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em sala
de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e com
questões numéricas/dissertativas para
serem entregues via Classroom |
4 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: A resolução das
modelagens através dos gráficos. Seus limites, vantagens e desvantagens. METODOLOGIA: Aula expositiva
através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom
para o compartilhamento do material didático (slides e vídeo). Vídeos e
estudo de caso (assíncrona) PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom. |
5 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: A resolução das
modelagens através dos gráficos. Seus limites, vantagens e desvantagens -
continuação. METODOLOGIA: Aula expositiva
através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom
para o compartilhamento do material didático (slides e vídeo). PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom. |
6 |
Primeira Culminância |
7 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Cine Log METODOLOGIA: Vídeos
e estudo de caso (assíncrona). PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom. |
8 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Resolução dos
problemas de programação linear através do algoritmo Simplex. METODOLOGIA: Aula expositiva
através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom
para o compartilhamento do material didático (slides e vídeo). Vídeos e
estudo de caso (assíncrona) PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom. |
9 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Resolução
dos problemas de programação linear através do algoritmo Simplex -
continuação. METODOLOGIA: Aula expositiva
através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom
para o compartilhamento do material didático (slides e vídeo). Vídeos e
estudo de caso (assíncrona) PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom. |
10 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Teoria da Decisão e
suas subdivisões. Resolução de problemas de Designação pelo Método
Húngaro. METODOLOGIA: Aula expositiva
através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom
para o compartilhamento do material didático (slides e vídeo). Vídeos e estudo de caso (assíncrona) PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom. |
11 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Teoria dos Jogos. METODOLOGIA: Aula expositiva
através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom
para o compartilhamento do material didático (slides e vídeo). Vídeos e estudo de caso (assíncrona) PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom. |
12 |
Segunda Culminância |
13 |
Prova Final |
BIBLIOGRAFIA
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ü MOREIRA, Daniel Augusto. Pesquisa
Operacional-Curso Introdutório. Cengage Learning Edições Ltda., 2010.
ü ANDRADE, Eduardo Leopoldino, Introdução à pesquisa operacional : métodos e modelos para análise de
decisão. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
ü
SILVA, Ermes Medeiros da; Silva, Elio Medeiros da; GONÇALVES, Valter;
MUROLO, Afrânio Carlos, Pesquisa
operacional para os cursos de administração e engenharia: programação linear,
simulação. 4.ed. São Paulo: São Paulo: Atlas, 2010
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ü COLIN,
Emerson Carlos. Pesquisa Operacional: 170 aplicações em estratégia,
finanças, logística, produção, marketing e vendas. Livros Técnicos e
Científicos, 2017
ü
TAHA,
Hamdy A. Pesquisa Operacional. 8.ed, São Paulo: Pearson, 2008
ü HILLIER,
Frederick S.; LIEBERMAN, Gerald J. Introdução à pesquisa operacional.
McGraw Hill Brasil, 2013.
ü LACHTERMACHER,
Gerson. Pesquisa operacional na tomada de decisões . Grupo Gen-LTC,
2016.
ü NASCIMENTO,
Sebastião Vieira. Pesquisa Operacional E Análise De Investimentos: suas
aplicações na indústria e nos serviços – Ciência Moderna 2012
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