PLANO DE ENSINO
– FUNDAMENTOS DE LOGÍSTICA
|
UNIDADE: Campus
Mata Norte |
|
CURSO: Logística |
|
DOCENTE RESPONSÁVEL: Carlos Henrique Michels de Sant´Anna |
|
COMPONENTE
CURRICULAR: Fundamentos de Logística |
|
CARGA HORÁRIA: 60 h |
|
Nº DE VAGAS A SEREM OFERTADAS: 50 |
|
NATUREZA: ( X ) Obrigatória (
)
Optativa |
|
DIA/HORÁRIO: Quarta
Feira - 16 ás 18 hs |
|
PERÍODO: 1° |
|
EMENTA |
|
Apresentar os principais e atuais conceitos da logística e da cadeia de suprimentos, envolvidas nas diferentes etapas do fluxo de materiais e no sistema de informação e a prática correspondente. Interação com outras atividades, como produção e marketing OBJETIVOS |
|
ü Capacitar o aluno com o intuito de ter visão geral do campo
envolvido pelos processos logísticos; ü Habilitar o aluno para que ele possa analisar e compreender a
influência e a importância da logística nas organizações ü Qualificar o aluno com o propósito de conhecer os equipamentos que
propiciam um fluxo ótimo de materiais dentro de uma cadeia de suprimentos; |
|
METODOLOGIA |
|
ü Apresentação dos conceitos, os princípios e lógicas de funcionamento do sistema
logístico em âmbito interno e da cadeia de suprimentos, resolução de exercícios e problemas
através de atividades síncronas (Webconferência via Google Meet; Vídeos;
aplicativos como Mentimeter, Coogle, PollyEveryWhere, EdPuzzle; Googel Forms,
Padlet, etc). ü Através do Google Classroom ocorrerá as
atividades assíncronas, com pesquisas, exercícios, troca de informação,
elaboração de trabalhos em grupo |
|
PLATAFORMA Google Classroom/G-Suite |
|
|
|
FORMAS DE
AVALIAÇÃO |
|
|
|
Aa avaliações terão a sua
forma continuada, mas com dois momentos de culminância 1° Culminância –Elaboração de forma individual questões de múltipla
escolha com 5 opções de resposta cada questão. E deverá apontar uma única resposta correta
com sua respectiva justificativa (seja um texto para questões teóricas ou a
devida sequência matemática para resoluções de cálculo). Além das atividades
que ocorreram ao longo da disciplina 2° Culminância- Elaboração de forma individual questões de
múltipla escolha com 5 opções de resposta cada questão. E deverá apontar uma única resposta correta
com sua respectiva justificativa (seja um texto para questões teóricas ou a
devida sequência matemática para resoluções de cálculo). Além das atividades
que ocorreram ao longo da disciplina |
|
|
|
SEMANAS |
CRONOGRAMA DETALHAMENTO |
|
|
1 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Apresentação dos alunos e do professor. Apresentação do programa,
bibliografia, forma de avaliação. Definição de Logística e números no Brasil METODOLOGIA: Aula expositiva
através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom
para o compartilhamento do material didático. Vídeos e estudo de caso (assíncrona) PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas
para serem entregues via Classroom. |
|
|
2 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Tipos de Logística – Profissional de Logística e Logística na História METODOLOGIA: Aula expositiva
através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom
para o compartilhamento do material didático. Vídeos e estudo de caso (assíncrona) PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom. |
|
|
3 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Atividade Primária e
de Apoio – Competência Logística – Serviço ao Cliente METODOLOGIA: Aula expositiva
através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom
para o compartilhamento do material didático. Vídeos e estudo de caso (assíncrona) |
|
|
3 |
PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas
para serem entregues via Classroom |
|
4 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Custo Logístico e Transporte METODOLOGIA: Aula expositiva
através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom
para o compartilhamento do material didático (slides e vídeo). Vídeos e estudo de caso (assíncrona) PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom. |
|
5 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Transporte e
Logística Reversa METODOLOGIA: Aula expositiva
através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom
para o compartilhamento do material didático (slides e vídeo). PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom. |
|
6 |
Primeira Culminância |
|
7 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Cine Log METODOLOGIA: Vídeos
e estudo de caso (assíncrona). PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom. |
|
8 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Equipamentos de
Movimentação e Armazenagem e Canis de Distribuição METODOLOGIA: Aula expositiva
através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom
para o compartilhamento do material didático (slides e vídeo). Vídeos e
estudo de caso (assíncrona) PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom. |
|
9 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Canais de
Distribuição e Operador Logístico METODOLOGIA: Aula expositiva
através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom
para o compartilhamento do material didático (slides e vídeo). Vídeos e
estudo de caso (assíncrona) PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom. |
|
10 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Tecnologia da
Informação para Logística METODOLOGIA: Aula expositiva
através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom
para o compartilhamento do material didático (slides e vídeo). Vídeos e estudo de caso (assíncrona) PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom. |
|
11 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Tecnologia da
Informação para Logística - Continuação METODOLOGIA: Aula expositiva
através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom
para o compartilhamento do material didático (slides e vídeo). Vídeos e estudo de caso (assíncrona) PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom. |
|
12 |
Segunda Culminância |
|
13 |
Prova Final |
BIBLIOGRAFIA
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
|
ü BALLOU, R. H. Gerenciamento Da Cadeia De Suprimentos / Logística
Empresarial. 5 ed. Porto Alegre: Grupo A, 2011. ü BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J.; COPPER, M. Bixby; BOWERSOX, John
C. Gestão Logística de Cadeias de Suprimentos Porto Alegre: Grupo A,
2013 ü NOVAES, Antônio Galvão. Logística e Gerenciamento da Cadeia de
Distribuição, São Paulo, Campus, 2007 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
|
ü DIAS, Marco Aurélio. Logística,
transporte e infraestrutura. São Paulo: Atlas, 2012.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário