UNIDADE: Campus Mata Norte |
CURSO: Tecnologia em Logística |
DOCENTE RESPONSÁVEL: Ítalo Taumaturgo |
COMPONENTE CURRICULAR/OUTRAS ATIVIDADES: Metodologia |
CARGA HORÁRIA: 60h |
Nº DE VAGAS A SEREM OFERTADAS: 60 |
NATUREZA:
(x) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA |
DIA/HORÁRIO: Quartas/ 16 às 18hs |
PERÍODO: 3º período |
EMENTA |
Compreensão do papel
da pesquisa científica na atuação profissional, dos tipos de pesquisa e
metodologias científicas e de como realizar pesquisas na área de logística. |
OBJETIVOS |
●
Transpor ideias
pensadas e faladas em textos escritos com coerência e coesão; ●
Gerar relatórios e
estudos científicos de acordo com as normas de formato e linguagem; ●
Produzir um conteúdo
prático a partir de pesquisas realizadas em contextos organizacionais. ●
Gerar relatórios
técnicos e científicos ●
Produzir análises de
textos científicos ●
Interpretar dados:
gráficos e falas ●
Aplicar técnicas para
solucionar problemáticas |
METODOLOGIA |
A metodologia utilizada na disciplina será o Estudo Dirigido.
Essa metodologia será implementada de forma remota. As atividades propostas e
a interação com os alunos será dada por webconferências e vídeo-aulas.
intermediadas por diferentes ferramentas tecnológicas. |
PLATAFORMA |
Indicar a palataforma ou forma de interação utilizada para
vivência dos conteúdos da disciplina ( ) Ambiente Virtual de
Aprendizagem(AVA/Moodle) ( x ) Google
Classroom/G-Suite ( ) OpenREDU ( x) Google Meet ( ) Outro:
|
FORMAS DE AVALIAÇÃO |
A avaliação será um processo contínuo e objetiva analisar o
desempenho do discente na disciplina. Esse processo estará embasado nos
seguintes critérios: capacidade de estabelecer relações entre os temas
abordados, capacidade de análise e interpretação por meio do estabelecimento
de relações entre a temática abordada e o conhecimento atual, capacidade de
expressão oral e escrita, capacidade de assimilar o conteúdo estudado e
capacidade de participar ativamente dos debates e atividades solicitados no
decorrer da disciplina. Nesse
sentido, a nota final do aluno consistirá na média aritmética simples de dois
procedimentos de avaliação descritos abaixo, cada qual se estabelecendo
dentro de um score de 0 a 10. 1- Atividades: As
atividades solicitadas pelo professor constituirão uma das notas na avaliação
do aluno. 2- Projeto de Pesquisa: Os
alunos deverão elaborar, em dupla, um projeto de pesquisa seguindo a
estrutura trabalhada ao longo da disciplina.
O trabalho deve ser entregue por escrito (60% da nota) e apresentado em sala de aula
(40% da nota), nos seminários de apresentação final dos projetos
desenvolvidos. A nota
final do aluno deverá seguir a seguinte composição: |
CRONOGRAMA |
|
SEMANAS |
DETALHAMENTO |
1 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Apresentação da Disciplina. Como encaminhar
uma pesquisa?
METODOLOGIA: ✔ Explicação da dinâmica da disciplina
(síncrona) ✔ Exposição de Conceitos e Discussão sobre o
Tema (síncrona) ✔ Diagnóstico do perfil da turma (assíncrona)
PRÁTICAS AVALIATIVAS: Atividade de pesquisa e leitura de um
artigo acadêmico (assíncrona).
|
2 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: A escrita Acadêmica
METODOLOGIA:
✔ Apresentação das pesquisas realizadas
(síncrona) ✔ Exposição de Conceitos e Discussão sobre o
Tema (síncrona)
PRÁTICAS AVALIATIVAS: Participação nas discussões e apresentação
da atividade (síncrona). |
3 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Da ideia de pesquisa à questão de pesquisa
METODOLOGIA:
✔ Exposição de Conceitos e Discussão sobre o
Tema (síncrona) ✔ Oficina de Ideias
PRÁTICAS AVALIATIVAS: Participação nas discussões e na atividade
(síncrona). |
4 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Tipos de Pesquisa
METODOLOGIA: ✔ Exposição de Conceitos e Discussão sobre o
Tema (síncrona) ✔ Dinâmica para conhecimento dos tipos de
pesquisa (síncrona)
PRÁTICAS AVALIATIVAS: Participação na discussão e na dinâmica
sugerida (síncrona). Atividade de leitura (assíncrona).
|
5 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: A revisão da Literatura
METODOLOGIA: ✔ Exposição de Conceitos e Discussão sobre o
Tema – Video Aula (assíncrona) ✔ Atividade individual de levantamento
bibliográfico (assíncrona)
PRÁTICAS AVALIATIVAS: Assistir a aula e responder o questionário
avaliativo. Realizar a atividade sugerida (assíncrona).
|
6 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Apresentação das Ideias de Projetos
METODOLOGIA: ✔ Exposição de Conceitos e Discussão sobre o
Tema (síncrona) ✔ Apresentação dos alunos sobre a ideia de
projetos (síncrona)
PRÁTICAS AVALIATIVAS: Participação na discussão e apresentação
da atividade sugerida (síncrona).
|
7 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Métodos Quantitativos de Pesquisa.
METODOLOGIA: ✔ Exposição de Conceitos e Discussão sobre o
Tema – Video Aula (assíncrona) ✔ Atividade individual sobre aplicação de uma
técnica quantitativa (assíncrona)
PRÁTICAS AVALIATIVAS: Assistir a aula e responder o questionário
avaliativo. Realizar a atividade sugerida (assíncrona).
|
8 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Métodos Qualitativos de Pesquisa.
METODOLOGIA: ✔ Exposição de Conceitos e Discussão sobre o
Tema – Video Aula (assíncrona) ✔ Atividade individual sobre aplicação de uma
técnica qualitativa(assíncrona)
PRÁTICAS AVALIATIVAS: Assistir a aula e responder o questionário
avaliativo. Realizar a atividade sugerida (assíncrona).
|
9 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: NORMAS TÉCNICAS
METODOLOGIA: ✔ Exposição de Conceitos e Discussão sobre o
Tema ✔ Dinâmica de grupo sobre a aplicação das normas
técnicas
PRÁTICAS AVALIATIVAS: Participação na aula e na atividade
proposta.
|
10 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Orientação individual para elaboração dos
projetos
|
11 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Apresentação dos Projetos.
METODOLOGIA: ✔ Apresentação dos Projetos de Pesquisa
(síncrona)
PRÁTICAS AVALIATIVAS: Entrega dos projetos e participação na
discussão em grupo (síncrona). |
12 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Apresentação dos Projetos. Feedback e
Desfecho da disciplina.
METODOLOGIA: ✔ Aplicação de um Quiz de Revisão do Conteúdo (síncrona) ✔ Apresentação dos Projetos de Pesquisa
(síncrona) ✔ Apresentação do Feedback dos alunos e
discussão em grupo (síncrona)
PRÁTICAS AVALIATIVAS: Entrega dos projetos e participação na
discussão em grupo (síncrona). |
13 |
AVALIAÇÃO FINAL |
BIBLIOGRAFIA |
Obrigatória: CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto.
3.ed. Porto Alegre: Artmed/Bookman, 2010. GIL,
Antonio Carlos et al. Como
elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. DEMO, P. Metodologia
do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2009. FLINK, U. Introdução
a Metodologia de Pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Pensa,
2013. LEÃO, A. L. M. S.; MELLO, S. B. C.; VIEIRA, R.
S. G. O papel da teoria no método de pesquisa em Administração. Revista Organizações em Contexto,
v.5, n.10, p.1-16, 2009. SANDBERG, Jörgen; ALVESSON, Mats. Ways of
constructing research questions: gap-spotting or problematization? Organization, vol. 18, n. 1, 23-44,
2011.
Complementar: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático.
4.ed. Petrópolis: Vozes, 2002. COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em Administração.
7.ed. Porto Alegre: Bookman, 2003. LAVILLE, C.; DIONE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências
sociais. Porto Alegre: Artmed, 2008. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. São Paulo:
Atlas, 2010.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário