Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Plano de Ensino - Metodologia - 2020.1

 

UNIDADE: Campus Mata Norte

CURSO: Tecnologia em Logística

DOCENTE RESPONSÁVEL: Ítalo Taumaturgo

COMPONENTE CURRICULAR/OUTRAS ATIVIDADES: Metodologia

CARGA HORÁRIA: 60h

Nº DE VAGAS A SEREM OFERTADAS: 60

NATUREZA:   (x) OBRIGATÓRIA               ( ) OPTATIVA

DIA/HORÁRIO: Quartas/ 16 às 18hs

PERÍODO: 3º período

EMENTA

Compreensão do papel da pesquisa científica na atuação profissional, dos tipos de pesquisa e metodologias científicas e de como realizar pesquisas na área de logística.

OBJETIVOS

        Transpor ideias pensadas e faladas em textos escritos com coerência e coesão;

        Gerar relatórios e estudos científicos de acordo com as normas de formato e linguagem;

        Produzir um conteúdo prático a partir de pesquisas realizadas em contextos organizacionais.

        Gerar relatórios técnicos e científicos

        Produzir análises de textos científicos

        Interpretar dados: gráficos e falas

        Aplicar técnicas para solucionar problemáticas

 

METODOLOGIA

A metodologia utilizada na disciplina será o Estudo Dirigido. Essa metodologia será implementada de forma remota. As atividades propostas e a interação com os alunos será dada por webconferências e vídeo-aulas. intermediadas por diferentes ferramentas tecnológicas.

PLATAFORMA

Indicar a palataforma ou forma de interação utilizada para vivência dos conteúdos da disciplina

(   ) Ambiente Virtual de Aprendizagem(AVA/Moodle)

( x ) Google Classroom/G-Suite

(   ) OpenREDU

(  x) Google Meet

(   ) Outro: 

FORMAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação será um processo contínuo e objetiva analisar o desempenho do discente na disciplina. Esse processo estará embasado nos seguintes critérios: capacidade de estabelecer relações entre os temas abordados, capacidade de análise e interpretação por meio do estabelecimento de relações entre a temática abordada e o conhecimento atual, capacidade de expressão oral e escrita, capacidade de assimilar o conteúdo estudado e capacidade de participar ativamente dos debates e atividades solicitados no decorrer da disciplina.

 

Nesse sentido, a nota final do aluno consistirá na média aritmética simples de dois procedimentos de avaliação descritos abaixo, cada qual se estabelecendo dentro de um score de 0 a 10.

1- Atividades: As atividades solicitadas pelo professor constituirão uma das notas na avaliação do aluno.

2- Projeto de Pesquisa: Os alunos deverão elaborar, em dupla, um projeto de pesquisa seguindo a estrutura trabalhada ao longo da disciplina.  O trabalho deve ser entregue por escrito  (60% da nota) e apresentado em sala de aula (40% da nota), nos seminários de apresentação final dos projetos desenvolvidos.

 

A nota final do aluno deverá seguir a seguinte composição:

 

 


CRONOGRAMA

SEMANAS

DETALHAMENTO

1

CONTEÚDOS ABORDADOS: Apresentação da Disciplina. Como encaminhar uma pesquisa?

 

 

METODOLOGIA:

  Explicação da dinâmica da disciplina (síncrona)

  Exposição de Conceitos e Discussão sobre o Tema (síncrona)

  Diagnóstico do perfil da turma (assíncrona)

 

PRÁTICAS AVALIATIVAS: Atividade de pesquisa e leitura de um artigo acadêmico (assíncrona).

 

2

CONTEÚDOS ABORDADOS: A escrita Acadêmica

 

METODOLOGIA:

 

  Apresentação das pesquisas realizadas (síncrona)

  Exposição de Conceitos e Discussão sobre o Tema (síncrona)

 

PRÁTICAS AVALIATIVAS: Participação nas discussões e apresentação da atividade (síncrona).

3

CONTEÚDOS ABORDADOS: Da ideia de pesquisa à questão de pesquisa

 

METODOLOGIA:

 

  Exposição de Conceitos e Discussão sobre o Tema (síncrona)

  Oficina de Ideias

 

PRÁTICAS AVALIATIVAS: Participação nas discussões e na atividade (síncrona).

4

CONTEÚDOS ABORDADOS: Tipos de Pesquisa

 

METODOLOGIA:

  Exposição de Conceitos e Discussão sobre o Tema (síncrona)

  Dinâmica para conhecimento dos tipos de pesquisa (síncrona)

 

PRÁTICAS AVALIATIVAS: Participação na discussão e na dinâmica sugerida (síncrona). Atividade de leitura (assíncrona).

 

5

CONTEÚDOS ABORDADOS: A revisão da Literatura

 

METODOLOGIA:

  Exposição de Conceitos e Discussão sobre o Tema – Video Aula (assíncrona)

  Atividade individual de levantamento bibliográfico (assíncrona)

 

PRÁTICAS AVALIATIVAS: Assistir a aula e responder o questionário avaliativo. Realizar a atividade sugerida (assíncrona).

 

6

CONTEÚDOS ABORDADOS: Apresentação das Ideias de Projetos

 

METODOLOGIA:

  Exposição de Conceitos e Discussão sobre o Tema (síncrona)

  Apresentação dos alunos sobre a ideia de projetos (síncrona)

 

 

PRÁTICAS AVALIATIVAS: Participação na discussão e apresentação da atividade sugerida (síncrona).

 

7

CONTEÚDOS ABORDADOS: Métodos Quantitativos de Pesquisa.

 

METODOLOGIA:

  Exposição de Conceitos e Discussão sobre o Tema – Video Aula (assíncrona)

  Atividade individual sobre aplicação de uma técnica quantitativa (assíncrona)

 

PRÁTICAS AVALIATIVAS: Assistir a aula e responder o questionário avaliativo. Realizar a atividade sugerida (assíncrona).

 

8

CONTEÚDOS ABORDADOS: Métodos Qualitativos de Pesquisa.

 

METODOLOGIA:

  Exposição de Conceitos e Discussão sobre o Tema – Video Aula (assíncrona)

  Atividade individual sobre aplicação de uma técnica qualitativa(assíncrona)

 

PRÁTICAS AVALIATIVAS: Assistir a aula e responder o questionário avaliativo. Realizar a atividade sugerida (assíncrona).

 

9

CONTEÚDOS ABORDADOS: NORMAS TÉCNICAS

 

METODOLOGIA:

  Exposição de Conceitos e Discussão sobre o Tema

  Dinâmica de grupo sobre a aplicação das normas técnicas

 

PRÁTICAS AVALIATIVAS: Participação na aula e na atividade proposta.

 

10

CONTEÚDOS ABORDADOS: Orientação individual para elaboração dos projetos

 

11

CONTEÚDOS ABORDADOS: Apresentação dos Projetos.

 

METODOLOGIA:

  Apresentação dos Projetos de Pesquisa (síncrona)

 

PRÁTICAS AVALIATIVAS: Entrega dos projetos e participação na discussão em grupo (síncrona).

12

CONTEÚDOS ABORDADOS: Apresentação dos Projetos. Feedback e Desfecho da disciplina.

 

METODOLOGIA:

  Aplicação de um Quiz de Revisão do Conteúdo (síncrona)

  Apresentação dos Projetos de Pesquisa (síncrona)

  Apresentação do Feedback dos alunos e discussão em grupo (síncrona)

 

PRÁTICAS AVALIATIVAS: Entrega dos projetos e participação na discussão em grupo (síncrona).

13

AVALIAÇÃO FINAL


BIBLIOGRAFIA

 

Obrigatória:

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3.ed. Porto Alegre: Artmed/Bookman, 2010.

GIL, Antonio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2009.

FLINK, U. Introdução a Metodologia de Pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Pensa, 2013.

LEÃO, A. L. M. S.; MELLO, S. B. C.; VIEIRA, R. S. G. O papel da teoria no método de pesquisa em Administração. Revista Organizações em Contexto, v.5, n.10, p.1-16, 2009.

SANDBERG, Jörgen; ALVESSON, Mats. Ways of constructing research questions: gap-spotting or problematization? Organization, vol. 18, n. 1, 23-44, 2011.

 

Complementar:

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em Administração. 7.ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

LAVILLE, C.; DIONE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências sociais. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário