Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

PLANO DE ENSINO - EMPREENDEDORISMO - 2020.1

 

UNIDADE: Campus Mata Norte

CURSO: Tecnologia em Logística

DOCENTE RESPONSÁVEL: Ítalo Taumaturgo

COMPONENTE CURRICULAR/OUTRAS ATIVIDADES: Empreendedorismo

CARGA HORÁRIA: 60h

Nº DE VAGAS A SEREM OFERTADAS: 60

NATUREZA:   ( ) OBRIGATÓRIA               ( x ) OPTATIVA

DIA/HORÁRIO: Sextas/ 08 às 10hs

PERÍODO: 5º período

EMENTA

O Empreendedorismo e o processo empreendedor. Oportunidade e Criação de Negócios.  Modelos de Negócios. Planos de Negócio. Desenvolvimento e Crescimento do Negócio. Financiamento. Empreendedorismo na área da Logística.

OBJETIVOS

        Entender o conceito de empreendedorismo e o processo empreendedor

        Identificar oportunidades de negócios na área da logística

        Conhecer a história de empreendedores

        Analisar o mercado e construir modelos de negócios competitivos

        Ser capaz de construir um plano de negócio

        Identificar as principais demandas para gerenciamento de um negócio

 

METODOLOGIA

A metodologia utilizada na disciplina será a aula expositiva intercalada com atividades dinâmicas e rodas de conversa. As atividades propostas e a interação com os alunos será dada por webconferências e vídeo-aulas. intermediadas por diferentes ferramentas tecnológicas.

PLATAFORMA

Indicar a palataforma ou forma de interação utilizada para vivência dos conteúdos da disciplina

(   ) Ambiente Virtual de Aprendizagem(AVA/Moodle)

( x ) Google Classroom/G-Suite

(   ) OpenREDU

(  x) Google Meet

(   ) Outro: 

FORMAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação será um processo contínuo e objetiva analisar o desempenho do discente na disciplina. Esse processo estará embasado nos seguintes critérios: capacidade de estabelecer relações entre os temas abordados, capacidade de análise e interpretação por meio do estabelecimento de relações entre a temática abordada e o conhecimento atual, capacidade de expressão oral e escrita, capacidade de assimilar o conteúdo estudado e capacidade de participar ativamente dos debates e atividades solicitados no decorrer da disciplina.

 

Nesse sentido, a nota final do aluno consistirá na média aritmética simples de dois procedimentos de avaliação descritos abaixo, cada qual se estabelecendo dentro de um score de 0 a 10.

1- Atividades: As atividades solicitadas pelo professor constituirão uma das notas na avaliação do aluno.

2- Pitch de negócio: Ao final da disciplina, os alunos deverão apresentar, em dupla ou individualmente, um plano de negócio com uma proposta para implementação de um novo negócio.

 

A nota final do aluno deverá seguir a seguinte composição:

 

 


CRONOGRAMA

SEMANAS

DETALHAMENTO

1

CONTEÚDOS ABORDADOS: Apresentação da Disciplina. Empreendedorismo – Conceitos Iniciais

 

 

METODOLOGIA:

  Explicação da dinâmica da disciplina (síncrona)

  Exposição de Conceitos e Discussão sobre o Tema (síncrona)

 

PRÁTICAS AVALIATIVAS: Atividade de pesquisa e leitura de texto (assíncrona).

 

2

CONTEÚDOS ABORDADOS: O processo empreendedor

 

METODOLOGIA:

 

  Exposição de Conceitos e Discussão sobre o Tema (síncrona)

 

PRÁTICAS AVALIATIVAS: Participação nas discussões e apresentação da atividade (síncrona).

3

CONTEÚDOS ABORDADOS: O processo empreendedor – Case de Sucesso

 

METODOLOGIA:

  Exposição de Conceitos e Discussão sobre o Tema (síncrona)

  Aplicação de Caso para Ensino

  Participação de um palestrante

 

PRÁTICAS AVALIATIVAS: Participação na discussão e na atividade sugerida (síncrona).

 

4

CONTEÚDOS ABORDADOS: Desenvolvimento e Crescimento do Negócio

 

METODOLOGIA:

  Exposição de Conceitos e Discussão sobre o Tema (síncrona)

 

 

PRÁTICAS AVALIATIVAS: Participação na discussão (síncrona).

5

CONTEÚDOS ABORDADOS: Design Thinking

 

METODOLOGIA:

  Desenvolvimento de uma oficina sobre Design Thinking para a construção de ideias (síncrona)

 

PRÁTICAS AVALIATIVAS: Participação na discussão e desenvolvimento dos produtos ao longo das atividades (síncrona).

 

6

CONTEÚDOS ABORDADOS: Empreendedorismo na Área Logística

 

METODOLOGIA:

  Exposição de Conceitos e Discussão sobre o Tema (síncrona)

 

PRÁTICAS AVALIATIVAS: Participação na discussão (síncrona).

7

CONTEÚDOS ABORDADOS: Empreendedorismo na Área Logística – Case de Sucesso

 

METODOLOGIA:

  Exposição de Conceitos e Discussão sobre o Tema (síncrona)

  Aplicação de Caso para Ensino

  Participação de um palestrante

 

PRÁTICAS AVALIATIVAS: Participação na discussão e na atividade sugerida (síncrona).

 

8

CONTEÚDOS ABORDADOS: Financiamento

 

METODOLOGIA:

  Exposição de Conceitos e Discussão sobre o Tema

  Atividade sobre a elaboração de orçamento e escolha entre opções de financiamento.

 

PRÁTICAS AVALIATIVAS: Participação na discussão e na atividade sugerida (síncrona).

9

CONTEÚDOS ABORDADOS: Cases de (In) sucesso

 

METODOLOGIA:

  Exposição de Conceitos e Discussão sobre o Tema

  Reflexão sobre as dificuldades na vida empreendedora

  Aplicação de um Caso para Ensino

 

PRÁTICAS AVALIATIVAS: Participação na discussão e na atividade sugerida (síncrona).

10

CONTEÚDOS ABORDADOS: Empreendedorismo Social

 

METODOLOGIA:

  Exposição de Conceitos e Discussão sobre o Tema (síncrona)

 

PRÁTICAS AVALIATIVAS: Participação na discussão (síncrona). Atividade de leitura (assíncrona).

 

11

CONTEÚDOS ABORDADOS: Pitch de Negócios.

 

METODOLOGIA:

  Apresentação dos Projetos de Negócio (síncrona)

  Apresentação do Feedback dos alunos e discussão em grupo (síncrona)

 

PRÁTICAS AVALIATIVAS: Apresentação dos projetos e Discussão em grupo (síncrona).

12

CONTEÚDOS ABORDADOS: Pitch de Negócios. Feedback e Desfecho da disciplina.

 

METODOLOGIA:

  Apresentação dos Projetos de Negócio (síncrona)

  Apresentação do Feedback dos alunos e discussão em grupo (síncrona)

 

PRÁTICAS AVALIATIVAS: Apresentação dos projetos e Discussão em grupo. Participação da atividade de feedback (síncrona).

13

AVALIAÇÃO FINAL



BIBLIOGRAFIA

 

Obrigatória:

Andreassi, T e Tasic, A.B., Novo Empreendedorismo. GV Executivo 43. Ago/Dez. 2009.

BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmica. São Paulo: Atlas, 2003.

Blank, S. Do Sonho à Realização em 4 Passos: Estratégias para a criação de empresas de sucesso. São Paulo: Editora Evora. 2012 

CHÉR, Rogério. Empreendedorismo na veia: um aprendizado constante. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 

FILION, Louis Jacques; DOLABELA, Fernando (orgs). Boa idéia! E agora?  São Paulo: Cultura Editores Associados, 2000.

SUTHERLAND, J. SCRUM: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. São Paulo: Leya, 2017

 

Complementar:

 

LEITE, Emanuel Ferreira. O fenômeno do empreendedorismo. Recife: Bagaço, 2000. 

SEBRAE. Histórias de sucesso: experiências empreendedoras. v. 1. Brasília: Sebrae, 2004.

SOUZA, Eda Castro Lucas de; GUIMARÃES, Tomás de Aquino (orgs). Empreendedorismo além do plano de negócio. São Paulo: Atlas, 2005.


Nenhum comentário:

Postar um comentário