PLANO DE ENSINO
– LOGÍSTICA INTERNACIONAL
UNIDADE: Campus
Mata Norte |
CURSO: Logística |
DOCENTE RESPONSÁVEL: Carlos Henrique Michels de Sant´Anna |
COMPONENTE
CURRICULAR: Logística Internacional |
CARGA HORÁRIA: 60 h |
Nº DE VAGAS A SEREM OFERTADAS: 50 |
NATUREZA: ( X ) Obrigatória (
)
Optativa |
DIA/HORÁRIO: Sexta
Feira - 16 ás 18 hs |
PERÍODO: 5° |
EMENTA |
Introdução
a logística internacional. Estudo da estrutura logística. Logística
Internacional como Vantagem Competitiva. Identificação e uso de estratégias
para lidar com situações variadas. Tomada de decisão, gestão de conflitos e
negociação. Tipos de cargas e navios. OBJETIVOS |
ü Capacitar
o aluno com o intuito compreender as atividades relativas a logística
internacional ü Habilitar
o aluno para que ele possa identificar o funcionamento do sistema de comércio
exterior para obtenção do fluxo sistematizado de dados. ü Qualificar
o aluno com o propósito de desenvolver habilidades de negociação e a
identificação e resolução de conflitos |
METODOLOGIA |
ü Apresentação dos conceitos, os princípios e lógicas de funcionamento do sistema
logístico em âmbito interno e da cadeia de suprimentos, resolução de exercícios e problemas
através de atividades síncronas (Webconferência via Google Meet; Vídeos;
aplicativos como Mentimeter, Coogle, PollyEveryWhere, EdPuzzle; Googel Forms,
Padlet, etc). ü Através do Google Classroom ocorrerá as
atividades assíncronas, com pesquisas, exercícios, troca de informação,
elaboração de trabalhos em grupo |
PLATAFORMA Google Classroom/G-Suite |
|
|
FORMAS DE
AVALIAÇÃO |
|
|
Aa avaliações terão a sua
forma continuada, mas com dois momentos de culminância 1° Culminância –Elaboração de forma individual questões de múltipla
escolha com 5 opções de resposta cada questão. E deverá apontar uma única resposta correta
com sua respectiva justificativa (seja um texto para questões teóricas ou a
devida sequência matemática para resoluções de cálculo). Além das atividades
que ocorreram ao longo da disciplina 2° Culminância- Elaboração de forma individual questões de
múltipla escolha com 5 opções de resposta cada questão. E deverá apontar uma única resposta correta
com sua respectiva justificativa (seja um texto para questões teóricas ou a
devida sequência matemática para resoluções de cálculo). Além das atividades
que ocorreram ao longo da disciplina |
|
|
SEMANAS |
CRONOGRAMA DETALHAMENTO |
|
1 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Apresentação dos alunos e do professor. Apresentação do programa,
bibliografia, forma de avaliação. Definição de Logística Internacional e sua importância METODOLOGIA: Aula expositiva
através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom
para o compartilhamento do material didático. Vídeos e estudo de caso
(assíncrona) PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas
para serem entregues via Classroom. |
|
2 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Os marcos econômicos do comércio exterior e suas
relevâncias no mundo atual. METODOLOGIA: Aula expositiva
através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom
para o compartilhamento do material didático. Vídeos e estudo de caso
(assíncrona) PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom. |
|
3 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Infraestrutura
logística internacional – os portos como indutores do desenvolvimento.. METODOLOGIA: Aula expositiva
através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom
para o compartilhamento do material didático. Vídeos e estudo de caso
(assíncrona) |
|
3 |
PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas
para serem entregues via Classroom |
4 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: A evolução dos Portos
e suas áreas nos Portos Organizados. METODOLOGIA: Aula expositiva
através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom
para o compartilhamento do material didático (slides e vídeo). Vídeos e
estudo de caso (assíncrona) PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom. |
5 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Sistema Portuário no
Brasil e no Mundo. . METODOLOGIA: Aula expositiva
através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom
para o compartilhamento do material didático (slides e vídeo). PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom. |
6 |
Primeira Culminância |
7 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Cine Log METODOLOGIA: Vídeos
e estudo de caso (assíncrona). PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom. |
8 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Os
navios – o começo de tudo e seus tipos adequados as necessidades da Logística
Internacional METODOLOGIA: Aula expositiva
através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom
para o compartilhamento do material didático (slides e vídeo). Vídeos e
estudo de caso (assíncrona) PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom. |
9 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Conhecendo os Incoterms e a mudança ocorrida no comércio
exterior com a invenção dos Conteiners (tipos e usos METODOLOGIA: Aula expositiva
através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom
para o compartilhamento do material didático (slides e vídeo). Vídeos e
estudo de caso (assíncrona) PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom. |
10 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Gestão de Conflito e Negociação. O que é necessário saber
para desenvolvimento de competências do mercado. METODOLOGIA: Aula expositiva
através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom
para o compartilhamento do material didático (slides e vídeo). Vídeos e estudo de caso (assíncrona) PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom. |
11 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Teoria das Filas METODOLOGIA: Aula expositiva
através do Google Meet; Ciclo de debates (síncrono); Utilização do Classroom
para o compartilhamento do material didático (slides e vídeo). Vídeos e estudo de caso (assíncrona) PRATICAS AVALIATIVAS: Atividades feitas em
sala de aula com o objetivo de aprimorar os estudos e mitigar as dúvidas e
com questões numéricas/dissertativas para serem entregues via Classroom. |
12 |
Segunda Culminância |
13 |
Prova Final |
BIBLIOGRAFIA
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ü
DONIER, P.
P.; ERNEST, R.; FENDER, M.; KOUVELIS, P. Logística e operações globais.
São Paulo: Atlas, 2000. ü
PIERRE, D.;
STEWART, R. Logística internacional. 2 ed. São Paulo: CengageLearning,
2009. ü
MOREIRA,
Daniel Augusto. Pesquisa Operacional-Curso Introdutório. Cengage
Learning Edições Ltda., 2010. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ü LUDOVICO,
N. Logística internacional: um enfoque em comércio exterior. São Paulo:
Saraiva, 2007.
ü RODRIGUES, P. R. A. Introdução
aos sistemas de transporte no Brasil e a Logística internacional. 3 ed. São
Paulo: Aduaneiras, 2005.
ü
DIAS, Marco Aurélio. Logística, transporte
e infraestrutura. São Paulo: Atlas, 2012
ü FERREIRA, EDUARDO GUERRA MURAD; FERREIRA, LUIS FERNANDO FILARDI. Negociação
Empresarial. Saraiva Educação SA, 2017.
ü LEWICKI, Roy J.; SAUNDERS, David M.; BARRY, Bruce. Fundamentos de
Negociação-5. AMGH Editora, 2014.
ü ROJAS, Pablo. Introdução à logística portuária e noções de comércio
exterior. Artes Médicas Editora, 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário