UNIDADE:
Campus Mata Norte |
CURSO:
Tecnologia em Logística |
DOCENTE
RESPONSÁVEL: Ítalo Taumaturgo |
COMPONENTE CURRICULAR/OUTRAS
ATIVIDADES: Metodologia |
CARGA
HORÁRIA: 60h |
Nº DE VAGAS
A SEREM OFERTADAS: 60 |
NATUREZA: (x) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA |
DIA/HORÁRIO:
Sexta / 10 às 12hs |
PERÍODO: 3º
período |
EMENTA |
Compreensão
do papel da pesquisa científica na atuação profissional, dos tipos de
pesquisa e metodologias científicas e de como realizar pesquisas na área de
logística. |
OBJETIVOS |
·
Transpor
ideias pensadas e faladas em textos escritos com coerência e coesão; ·
Gerar
relatórios e estudos científicos de acordo com as normas de formato e
linguagem; ·
Produzir
um conteúdo prático a partir de pesquisas realizadas em contextos
organizacionais. ·
Gerar
relatórios técnicos e científicos ·
Produzir
análises de textos científicos ·
Interpretar
dados: gráficos e falas ·
Aplicar
técnicas para solucionar problemáticas |
METODOLOGIA |
A metodologia utilizada
na disciplina será o Estudo Dirigido. Essa metodologia será implementada de
forma remota. As atividades propostas e a interação com os alunos será dada
por webconferências e vídeo-aulas. intermediadas por diferentes ferramentas
tecnológicas. |
PLATAFORMA |
Google
Classroom/G-Suite Google
Meet |
FORMAS DE AVALIAÇÃO |
A avaliação será um
processo contínuo e objetiva analisar o desempenho do discente na disciplina.
Esse processo estará embasado nos seguintes critérios: capacidade de
estabelecer relações entre os temas abordados, capacidade de análise e
interpretação por meio do estabelecimento de relações entre a temática
abordada e o conhecimento atual, capacidade de expressão oral e escrita,
capacidade de assimilar o conteúdo estudado e capacidade de participar
ativamente dos debates e atividades solicitados no decorrer da disciplina. Nesse sentido, a nota final do aluno consistirá na
média aritmética simples de dois procedimentos de avaliação descritos abaixo,
cada qual se estabelecendo dentro de um score
de 0 a 10. 1-
Atividades: As
atividades solicitadas pelo professor constituirão uma das notas na avaliação
do aluno. 2- Projeto
de Pesquisa: Os
alunos deverão elaborar, em dupla, um projeto de pesquisa seguindo a
estrutura trabalhada ao longo da disciplina.
O trabalho deve ser entregue por escrito (60% da nota) e apresentado em sala de aula
(40% da nota), nos seminários de apresentação final dos projetos
desenvolvidos. A nota final do aluno deverá seguir a seguinte
composição: |
CRONOGRAMA |
|
SEMANAS |
CONTEÚDO |
1 |
Apresentação
da Disciplina. Como encaminhar uma pesquisa? |
2 |
A escrita Acadêmica |
3 |
Da ideia de pesquisa à
questão de pesquisa |
4 |
Tipos de Pesquisa |
5 |
A
revisão da Literatura |
6 |
Apresentação
das Ideias de Projetos |
7 |
Introdução,
Questões e Hipóteses de Pesquisa |
8 |
Métodos Quantitativos de
Pesquisa. |
9 |
Métodos Qualitativos de
Pesquisa. |
10 |
Apresentação
dos Projetos. Feedback e Desfecho da disciplina. |
BIBLIOGRAGIA |
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo,
quantitativo e misto. 3.ed. Porto Alegre: Artmed/Bookman, 2010. GIL, Antonio Carlos et al. Como
elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico.
São Paulo: Atlas, 2009. FLINK, U. Introdução a Metodologia de Pesquisa: um
guia para iniciantes. Porto Alegre: Pensa, 2013. LEÃO, A. L. M.
S.; MELLO, S. B. C.; VIEIRA, R. S. G. O papel da teoria no método de pesquisa
em Administração. Revista Organizações
em Contexto, v.5, n.10, p.1-16, 2009. SANDBERG,
Jörgen; ALVESSON, Mats. Ways of
constructing research questions: gap-spotting or problematization? Organization, vol. 18, n. 1, 23-44, 2011. Complementar: BAUER, M. W.;
GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com
texto, imagem e som: um manual prático. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2002. COOPER, D. R.;
SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa
em Administração. 7.ed. Porto Alegre: Bookman, 2003. LAVILLE, C.;
DIONE, J. A construção do saber:
manual de metodologia da pesquisa em ciências sociais. Porto Alegre:
Artmed, 2008. MARCONI,
M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia
científica. São Paulo: Atlas, 2010. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário