Pesquisar este blog

sábado, 29 de agosto de 2020

PLANO DE ENSINO - METODOLOGIA (Semestre Suplementar)

 

UNIDADE: Campus Mata Norte

CURSO: Tecnologia em Logística

DOCENTE RESPONSÁVEL: Ítalo Taumaturgo

COMPONENTE CURRICULAR/OUTRAS ATIVIDADES: Metodologia

CARGA HORÁRIA: 60h

Nº DE VAGAS A SEREM OFERTADAS: 60

NATUREZA:   (x) OBRIGATÓRIA              ( ) OPTATIVA

DIA/HORÁRIO: Sexta / 10 às 12hs

PERÍODO: 3º período

EMENTA

Compreensão do papel da pesquisa científica na atuação profissional, dos tipos de pesquisa e metodologias científicas e de como realizar pesquisas na área de logística.

OBJETIVOS

·       Transpor ideias pensadas e faladas em textos escritos com coerência e coesão;

·       Gerar relatórios e estudos científicos de acordo com as normas de formato e linguagem;

·       Produzir um conteúdo prático a partir de pesquisas realizadas em contextos organizacionais.

·       Gerar relatórios técnicos e científicos

·       Produzir análises de textos científicos

·       Interpretar dados: gráficos e falas

·       Aplicar técnicas para solucionar problemáticas

 

METODOLOGIA

A metodologia utilizada na disciplina será o Estudo Dirigido. Essa metodologia será implementada de forma remota. As atividades propostas e a interação com os alunos será dada por webconferências e vídeo-aulas. intermediadas por diferentes ferramentas tecnológicas.

PLATAFORMA

Google Classroom/G-Suite

Google Meet


FORMAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação será um processo contínuo e objetiva analisar o desempenho do discente na disciplina. Esse processo estará embasado nos seguintes critérios: capacidade de estabelecer relações entre os temas abordados, capacidade de análise e interpretação por meio do estabelecimento de relações entre a temática abordada e o conhecimento atual, capacidade de expressão oral e escrita, capacidade de assimilar o conteúdo estudado e capacidade de participar ativamente dos debates e atividades solicitados no decorrer da disciplina.

 

Nesse sentido, a nota final do aluno consistirá na média aritmética simples de dois procedimentos de avaliação descritos abaixo, cada qual se estabelecendo dentro de um score de 0 a 10.

1- Atividades: As atividades solicitadas pelo professor constituirão uma das notas na avaliação do aluno.

2- Projeto de Pesquisa: Os alunos deverão elaborar, em dupla, um projeto de pesquisa seguindo a estrutura trabalhada ao longo da disciplina.  O trabalho deve ser entregue por escrito  (60% da nota) e apresentado em sala de aula (40% da nota), nos seminários de apresentação final dos projetos desenvolvidos.

 

A nota final do aluno deverá seguir a seguinte composição:

 

 

 

 

CRONOGRAMA

SEMANAS

CONTEÚDO

1

Apresentação da Disciplina. Como encaminhar uma pesquisa?

2

A escrita Acadêmica

3

Da ideia de pesquisa à questão de pesquisa

4

Tipos de Pesquisa

5

A revisão da Literatura

6

Apresentação das Ideias de Projetos

7

Introdução, Questões e Hipóteses de Pesquisa

8

Métodos Quantitativos de Pesquisa.

9

Métodos Qualitativos de Pesquisa.

10

Apresentação dos Projetos. Feedback e Desfecho da disciplina.

 

BIBLIOGRAGIA

 Obrigatória:

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3.ed. Porto Alegre: Artmed/Bookman, 2010.

GIL, Antonio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2009.

FLINK, U. Introdução a Metodologia de Pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Pensa, 2013.

LEÃO, A. L. M. S.; MELLO, S. B. C.; VIEIRA, R. S. G. O papel da teoria no método de pesquisa em Administração. Revista Organizações em Contexto, v.5, n.10, p.1-16, 2009.

SANDBERG, Jörgen; ALVESSON, Mats. Ways of constructing research questions: gap-spotting or problematization? Organization, vol. 18, n. 1, 23-44, 2011.

 

Complementar:

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em Administração. 7.ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

LAVILLE, C.; DIONE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências sociais. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário