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sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Segue Programação do Componente Curricular: Gestão de Processos Logísticos


Gestão de Processos Logísticos
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
UNIDADE – CAMPUS MATA NORTE
DISCIPLINA – GESTÃO DE PROCESSOS LOGÍSTICOS
CÓDIGO DA DISCIPLINA – LOG0019
CARGA HORÁRIA TOTAL – 60 HORAS [CARGA HORÁRIA TEÓRICA – 30 HORAS; CARGA HORÁRIA PRÁTICA (PRÁTICA) – 30 HORAS]
EMENTA
Gestão organizacional e contextualização de processos em organizações. Conceitos e definições de processos e modelagem organizacional. Melhoria de processos e reengenharia organizacional. Ciclo de vida da gestão de processos. Notações e ferramentas para modelagem de processos. Análise e modelos orientados a processos. Relação entre a gestão de processos de negócio e soluções tecnológicas. Sistemas para gestão de processos. Melhoria contínua dos processos de negócio. Gerenciamento da mudança na gestão de processos de negócio.
ÁREA/EIXO/NÚCLEO





Informar qual é a área de conhecimento, eixoou núcleo que o componente está inserido.
COMPETÊNCIA (S)
·         Entender o conceito de processo e gestão de processos;
·         Conhecer metodologias de modelagem de processos;
·         Conhecer as principais ferramentas, notações e técnicas de processos;
·         Reconhecer no mapeamento de processos o estado atual, a análise do processo e o estado futuro;
·         Dominar técnicas de mapeamento de processos para implantação de projetos de melhoria.
HABILIDADES
·         Identificar processos e suas respectivas entradas e saídas dentro das organizações;
·         Reconhecer qual metodologia a ser utilizada conforme a real necessidade;
·         Compreender as notações para mapeamento de processos e sua aplicação;
·         Aplicar fundamentos para identificar melhorias no mapeamento de processos, através de atividades práticas;
·         Ser capaz de utilizar as técnicas de mapeamento de processos para projetos de melhorias.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1.       Cenários Organizacionais;
2.       Processos de Negócio;
3.       Estratégias Organizacionais;
4.       Governança de Processos;
5.       Suporte de TI na Gestão de Processos;
6.       O Papel das Pessoas na Gestão de Processos;
7.       Gestão de Mudança
8.       Ciclo de Vida e Planejamento na Gestão de Processos;
9.       Análise, Modelagem e Otimização de Processos;
10.    Implantação de Processos;
11.    Monitoramento e Avaliação do Desempenho de Processos;
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
ARAÚJO, Luís Cesar G. de; GARCIA, Adriana Amadeu; MARTINES, Simone. Gestão de Processos – Melhores Resultados e Excelência Organizacional. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.

PAIM, Rafael; CARDOSO, Vinicius; CAULLIRAUX, Heitor; CLEMENTE, Rafael. Gestão de Processos – Pensar, Agir e Aprender. Porto Alegre: Bookman, 2009.

BALDAM, Roquemar; VALLE, Rogério; ROZENFELD, Henrique. Gerenciamento de Processos de Negócio – BPM: Uma Referência para Implantação Prática. Rio de Janeiro: Elsevier – Campus, 2014.

COMPLEMENTAR:
SORDI, José Osvaldo de. Gestão por Processos – Uma Abordagem da Moderna Administração. São Paulo: Saraiva, 2015.

CRUZ, Tadeu. Sistemas, Organização & Métodos. São Paulo: Atlas, 2013.
OLIVEIRA, Djalma P. R. Sistemas, Organização &Métodos: Uma Abordagem Gerencial. São Paulo: Atlas, 2013.

GESTÃO DE PROCESSOS LOGÍSTICOS
(SEXTA-FEIRA)

Aula
CH
Conteúdo
04
Apresentação da Ementa e Introdução ao conteúdo
08
Cenários e Processos de Negócios
12
Estratégias Organizacionais
16
Governança de Processos e o Suporte de TI
-
-
FERIADO SEMANA SANTA
20
Atividade Complementar
24
1ª Atividade em Sala
28
Gestão de processos e o capital humano
-
-
FERIADO DIA DO TRABALHO
32
Atividade Complementar
36
1ª Prova
10ª
40
Ciclo de vida/ Planejamento na gestão de processos
11ª
44
Análise, Modelagem e Otimização
12ª
48
Implantação e Monitoramento dos Processos
13ª
52
Avaliação do Desempenho dos Processos
14ª
56
2ª Prova
15ª
60
2ª Chamada (1ª ou 2ª avaliação)
16ª
-------
Prova Final
17ª
-------
Segunda Chamada da Prova Final

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