UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
|
||
UNIDADE – CAMPUS MATA
NORTE
|
||
DISCIPLINA – LOGÍSTICA
INTERNACIONAL
|
||
CÓDIGO DA DISCIPLINA – LOG
|
||
CARGA HORÁRIA TOTAL – 60
HORAS (40 HORAS TEÓRICAS E 20 HORAS PRÁTICAS)
|
||
EMENTA
Planejamento em logística
internacional. Estudo da estrutura logística em um projeto de exportação.
Métodos de Entrada em Mercados Globais. Contratos Internacionais. Termos de
Comércio ou Incoterms. Condições de Pagamento. Moeda de Pagamento e Gestão de
Riscos das Transações. Documentos Internacionais. Seguro Internacional. Tipos
de cargas e navios. Formas de contratação de transporte marítimo. Transportes
aéreos, tarifas, formas de contratação, cargas perigosas. Transportes
rodoviários e ferroviários internacionais. Seguros de transporte
internacional. Multimodalidade dos transportes internacionais e sua
otimização na viabilização de negócios. Embalagem para Exportação.
Desembaraço Alfandegário. Logística Internacional como Vantagem Competitiva.
|
||
ÁREA/EIXO/NÚCLEO
Gestão logística: conhecer os princípios e lógicas
de funcionamento do sistema logístico em âmbito interno e da cadeia de
suprimentos.
|
COMPETÊNCIA (S)
· Compreender as atividades
relativas a logística internacional;
· Conhecer a Logística
aduaneira, os riscos associados as cargas transportadas e os sistemas que
compõem as rotinas dos procedimentos de exportação e importação;
|
HABILIDADES
·
Conhecer as relações existentes nos processos logísticos
internacionais;
·
Promover uma visão dos acordos e contratos internacionais;
·
Identificar as normas aduaneiras vigentes, compreendendo os termos de
contratos internacionais e sua aplicação;
·
Conhecer a forma de contratação e a utilização dos documentos que são
essenciais ao transporte internacional (importação/exportação);
·
Mostrar o funcionamento do sistema de comércio exterior para obtenção
do fluxo sistematizado de dados.
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Projeto de logística
internacional.
2. Estratégias de entradas
em mercados internacionais.
3. Preparativos para a
concretização da negociação.
4. Modais.
5. Legislação Aduaneira
6. Vantagens competitivas
da logística internacional.
|
||
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
LUDOVICO, N.Logística
internacional: um enfoque em comércio exterior. São Paulo:
Saraiva, 2007.
PIERRE, D.; STEWART, R. Logística internacional. 2 ed. São
Paulo: CengageLearning, 2009.
RODRIGUES, P. R. A. Introdução
aos sistemas de transporte no Brasil e a Logística internacional. 3 ed.
São Paulo: Aduaneiras, 2005.
COMPLEMENTAR:
DONIER, P. P.; ERNEST, R.;
FENDER, M.; KOUVELIS, P. Logística e
operações globais. São Paulo: Atlas, 2000.
OLIVEIRA, J. F. (org). Administração no contexto internacional:
cenários e desafios. São Paulo: Saraiva, 2007.
ROCHA, P. C. A. Logística & Aduana. 3 ed. São
Paulo: Aduaneiras, 2008.
MORINI, C; LEOCE, G. Logística internacional segura. São
Paulo: Atlas, 2011.
KEEDI, Samir. Transportes, unitização e seguros
internacionais de cargas. São Paulo: Aduaneiras, 2011.
|
Aula
|
CONTEÚDO
|
1ª
|
Expansão
do Comércio Internacional
|
2ª
|
Teorias
do Comércio Internacional
|
3ª
|
Gestão
da Cadeia Logística Internacional
|
4ª
|
Gestão
da Cadeia Logística Internacional - Apresentação
de Trabalho
|
5ª
|
Problema
de Transporte
|
6ª
|
Problema
de Transporte - Continuação
|
7ª
|
Avaliação Continuada
|
8ª
|
Trabalho
em sala de aula – Cine Log
|
9ª
|
Infraestrutura
Logística Internacional
|
10ª
|
Teoria
das filas e sua importância para a Logística Internacional
|
11ª
|
Teoria
das filas e sua importância para a Logística Internacional - Continuação
|
12ª
|
Infraestrutura
Logística Internacional – Continuação
|
13ª
|
Logística
Internacional como Vantagem Competitiva
|
14ª
|
Apresentação
de Trabalhos
|
15ª
|
Avaliação
Continuada
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário