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domingo, 12 de agosto de 2018

Plano de Aula - Marketing Aplicado a Logística - 2018.2

Olá turma, sejam bem-vindos ao quarto período!

O livro texto deste componente curricular, ao qual os capítulos são mencionados no plano de aula, é:

CHURCHILL, Gilbert A.; PETER, Paul J. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.


OBS: as datas serão seguidas rigorosamente, no entanto, podem ser alteradas decorrente de eventos extraordinários.



UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
UNIDADE – CAMPUS MATA NORTE
DISCIPLINA – MARKETING APLICADO A LOGÍSTICA
CÓDIGO DA DISCIPLINA – LOG0061 
CARGA HORÁRIA TOTAL – 60 HORAS, TEÓRICA
EMENTA
O estudante deverá analisar o papel do marketing nos processos troca de bens e serviços com os clientes e quais estratégias são utilizadas na empresa para viabilizar esta troca. Nesse sentido, é necessário compreender o papel do marketing nas organizações, saber analisar o ambiente em que a organização está inserida, considerando o cenário nacional e internacional. Entender o planejamento de marketing: definir os objetivos e estratégias mercadológicas (Produto, preço, comunicação e logística); realizar a avaliação quantitativa e/ou qualitativa dos produtos e serviços; identificar a segmentação do mercado alvo e o dimensionamento do mercado das empresas; avaliar os pontos fortes e ameaças dos produtos e serviços em relação ao mercado, bem como saber analisar a concorrência. Realizar estratégias para produtos e serviços e saber formar os seus preços de venda. Entender os canais de distribuição de produtos e serviço.
ÁREA/EIXO/NÚCLEO
COMPETÊNCIA (S)
HABILIDADES
1 - Fundamentos de Gestão: entender sobre o gerenciamento organizacional como um todo, bem como, sobre suas especificidades
1.      Compreender a atuação de marketing na estratégia organizacional
1.      Entender o que é marketing e o seu papel nas relações comerciais
2.      Analisar a empresa no ambiente em que está inserida em termos nacionais e globais
3.      Entender o planejamento de marketing e suas ferramentas na estratégia organizacional
2.      Entender as técnicas e análises utilizadas pela área de marketing para realização de pesquisas de marketing, identificação do comportamento do consumidor e segmentação de mercado
4.      Entender as estratégias de pesquisa utilizadas na área de marketing
5.      Conhecer o processo de compra do consumidor
6.      Conhecer as influências no comportamento do consumidor
7.      Conhecer as abordagens de marketing para os tipos de mercados servidos
8.      Entender o processo de segmentação de mercado 
3.      Compreender a gestão de novos produtos e produtos existentes
9.      Entender a administração de produtos existentes e o seu ciclo de vida
10.    Conhecer o processo de desenvolvimento de novos produtos
4.      Compreender o processo de distribuição dos produtos e serviços
11.    Entender a administração dos canais de distribuição
12.    Identificar o papel do atacado e do varejo no processo de distribuição
5.      Calcular os preços de produtos e serviços
13.    Entender o comportamento da oferta e demanda no mercado
14.    Entender as diversas abordagens de formação de preço de venda
15.    Conhecer os gastos da empresa para formação de preço de venda
16.    Aplicar o mark-up para formação do preço de venda
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1.      Planejamento de Marketing
2.      Análise Ambiental
3.      Pesquisa de Marketing
4.      Comportamento do Consumidor
5.      Segmentação de Mercado
6.      Formação de preços
7.      Administração de produtos novos e existentes
8.      Canais de distribuição: atacado e varejo
BIBLIOGRAFIA
Básica: 
CHURCHILL, Gilbert A.; PETER, Paul J. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.
KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing: a bíblia do marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2007. 
Complementar: 
AAKER, D.A. Administração estratégica de mercado. Bookman, 2012.
HOFFMAN, Douglas K.; BATESON, John E.G. Princípios de Marketing de Serviços: Conceitos, Estratégias e Casos. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

PLANO DE AULAS
DATA
CH
PLANO
1
15/8
4
Apresentação da disciplina e Cap. 1 - Planejamento de Marketing: conceitos - parte 1
2
22/8
8
Cap. 1 - Planejamento de Marketing: conceitos parte 2 e Cap. 2 - Análise Ambiental
3
29/8
12
Cap. 3 - Análise Ambiental Global
4
5/9
16
Cap. 4 - Planejamento de Marketing e Estratégia Organizacional
5
12/9
20
Cap. 5 - Pesquisa de Marketing: Informação e Tecnologia
6
19/9
24
Cap. 6 - Comportamento do Consumidor
7
26/9
28
 Cap. 8 - Segmentando o mercado
8
3/10
32
1ª Avaliação
9
10/10
36
Formação de Preços - Cap. 12 - Fundamentos de Formação de Preços
10
17/10
40
Semana Universitária; Formação de Preços - Cap. 13 - Precificando Produtos e Serviços
11
24/10
44
Cap. 9 - Administrando Produtos Existentes
12
31/10
48
Grupo 1 - Cap. 10 Desenvolvendo Novos Produtos
13
7/11
52
Grupo 2 - Cap. 14 - Administrando os canais de distribuição
14
14/11
56
Grupo 3 - Cap. 15 - Atacado e Distribuição Física
15
21/11
60
Grupo 4 - Cap. 16 - Varejo
16
28/11
64
Segunda Chamada
17
5/12
68
Prova Final
18
12/12
72
Segunda Chamada de Prova Final
19
31/12
76
Último dia de inserção de notas no Sig@

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