Plano de Aula - Marketing Aplicado a Logística - 2018.2
Olá turma, sejam bem-vindos ao quarto período!
O livro texto deste componente curricular, ao qual os capítulos são mencionados no plano de aula, é:
CHURCHILL, Gilbert A.; PETER, Paul J. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.
OBS: as datas serão seguidas rigorosamente, no entanto, podem ser alteradas decorrente de eventos extraordinários.
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
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UNIDADE – CAMPUS MATA NORTE
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DISCIPLINA – MARKETING APLICADO A LOGÍSTICA
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CÓDIGO DA DISCIPLINA – LOG0061
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CARGA HORÁRIA TOTAL – 60 HORAS, TEÓRICA
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EMENTA
O estudante deverá analisar o papel do marketing nos processos troca de bens e serviços com os clientes e quais estratégias são utilizadas na empresa para viabilizar esta troca. Nesse sentido, é necessário compreender o papel do marketing nas organizações, saber analisar o ambiente em que a organização está inserida, considerando o cenário nacional e internacional. Entender o planejamento de marketing: definir os objetivos e estratégias mercadológicas (Produto, preço, comunicação e logística); realizar a avaliação quantitativa e/ou qualitativa dos produtos e serviços; identificar a segmentação do mercado alvo e o dimensionamento do mercado das empresas; avaliar os pontos fortes e ameaças dos produtos e serviços em relação ao mercado, bem como saber analisar a concorrência. Realizar estratégias para produtos e serviços e saber formar os seus preços de venda. Entender os canais de distribuição de produtos e serviço.
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ÁREA/EIXO/NÚCLEO
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COMPETÊNCIA (S)
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HABILIDADES
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1 - Fundamentos de Gestão: entender sobre o gerenciamento organizacional como um todo, bem como, sobre suas especificidades
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1. Compreender a atuação de marketing na estratégia organizacional
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1. Entender o que é marketing e o seu papel nas relações comerciais
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2. Analisar a empresa no ambiente em que está inserida em termos nacionais e globais
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3. Entender o planejamento de marketing e suas ferramentas na estratégia organizacional
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2. Entender as técnicas e análises utilizadas pela área de marketing para realização de pesquisas de marketing, identificação do comportamento do consumidor e segmentação de mercado
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4. Entender as estratégias de pesquisa utilizadas na área de marketing
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5. Conhecer o processo de compra do consumidor
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6. Conhecer as influências no comportamento do consumidor
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7. Conhecer as abordagens de marketing para os tipos de mercados servidos
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8. Entender o processo de segmentação de mercado
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3. Compreender a gestão de novos produtos e produtos existentes
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9. Entender a administração de produtos existentes e o seu ciclo de vida
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10. Conhecer o processo de desenvolvimento de novos produtos
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4. Compreender o processo de distribuição dos produtos e serviços
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11. Entender a administração dos canais de distribuição
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12. Identificar o papel do atacado e do varejo no processo de distribuição
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5. Calcular os preços de produtos e serviços
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13. Entender o comportamento da oferta e demanda no mercado
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14. Entender as diversas abordagens de formação de preço de venda
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15. Conhecer os gastos da empresa para formação de preço de venda
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16. Aplicar o mark-up para formação do preço de venda
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
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1. Planejamento de Marketing
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2. Análise Ambiental
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3. Pesquisa de Marketing
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4. Comportamento do Consumidor
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5. Segmentação de Mercado
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6. Formação de preços
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7. Administração de produtos novos e existentes
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8. Canais de distribuição: atacado e varejo
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BIBLIOGRAFIA
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Básica:
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CHURCHILL, Gilbert A.; PETER, Paul J. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.
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KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing: a bíblia do marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2007.
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Complementar:
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AAKER, D.A. Administração estratégica de mercado. Bookman, 2012.
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HOFFMAN, Douglas K.; BATESON, John E.G. Princípios de Marketing de Serviços: Conceitos, Estratégias e Casos. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
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PLANO DE AULAS
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Nº
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DATA
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CH
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PLANO
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1
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15/8
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4
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Apresentação da disciplina e Cap. 1 - Planejamento de Marketing: conceitos - parte 1
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2
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22/8
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8
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Cap. 1 - Planejamento de Marketing: conceitos parte 2 e Cap. 2 - Análise Ambiental
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3
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29/8
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12
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Cap. 3 - Análise Ambiental Global
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4
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5/9
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16
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Cap. 4 - Planejamento de Marketing e Estratégia Organizacional
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5
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12/9
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20
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Cap. 5 - Pesquisa de Marketing: Informação e Tecnologia
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6
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19/9
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24
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Cap. 6 - Comportamento do Consumidor
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7
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26/9
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28
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Cap. 8 - Segmentando o mercado
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8
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3/10
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32
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1ª Avaliação
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9
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10/10
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36
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Formação de Preços - Cap. 12 - Fundamentos de Formação de Preços
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10
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17/10
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40
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Semana Universitária; Formação de Preços - Cap. 13 - Precificando Produtos e Serviços
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11
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24/10
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44
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Cap. 9 - Administrando Produtos Existentes
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12
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31/10
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48
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Grupo 1 - Cap. 10 Desenvolvendo Novos Produtos
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13
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7/11
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52
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Grupo 2 - Cap. 14 - Administrando os canais de distribuição
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14
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14/11
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56
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Grupo 3 - Cap. 15 - Atacado e Distribuição Física
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15
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21/11
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60
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Grupo 4 - Cap. 16 - Varejo
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16
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28/11
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64
|
Segunda Chamada
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17
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5/12
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68
|
Prova Final
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18
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12/12
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72
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Segunda Chamada de Prova Final
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19
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31/12
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76
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Último dia de inserção de notas no Sig@
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