Sejam bem-vindos a mais um semestre. Segue a ementa do componente curricular metodologia científica para o semestre 2018.2. Este componente curricular será ministrado a tarde, nas quintas- feiras, pelas professoras Luciana e Michele. As aulas iniciam na próxima quinta, dia 16 de agosto, às 15 horas. Não há um planejamento de aulas dia-a-dia porque os alunos deverão desenvolver seu projeto para conclusão do curso, contudo existe uma previsão de atividades a serem desenvolvidas.
PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES
|
Definição da temática e orientador (a)
|
Definição da problemática de pesquisa ou prática
|
Estabelecimento de objetivos ou diagnóstico de situação
|
Elaboração de justificativa
|
Escrita de fundamentação teórica
|
Definição do processo de pesquisa
|
Escrita dos aspectos ou procedimentos metodológicos
|
Definição das técnicas de análise de dados
|
Atividade paralela de extensão
|
Entrega do projeto final
|
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
|
||
UNIDADE – CAMPUS MATA NORTE
|
||
COMPONENTE
CURRICULAR – ELABORAÇÃO DE PROJETOS E ARTIGOS I
|
||
CÓDIGO DA DISCIPLINA – LOG0062
|
||
CARGA HORÁRIA TOTAL – 120 HORAS [CARGA HORÁRIA
TEÓRICA – 20 HORAS; CARGA HORÁRIA PRÁTICA (PRÁTICA) – 100 HORAS]
|
||
EMENTA
Recuperar
e nivelar informações básicas e preliminares à prática de pesquisa. Proporcionar
orientações gerais sobre trabalhos de conclusão de curso: sentido, estrutura,
manuseio de fontes e praxes em uso. Métodos e técnicas de pesquisa. Citações
bibliográficas. Trabalhos acadêmicos: Tipos, Características e composição
estrutural. Projetos de intervenção. Referências bibliográficas. Apresentação
Gráfica e de textos. Análises de dados. Normas da ABNT.
|
||
ÁREA/EIXO/NÚCLEO
Fundamentos de Pesquisa:
compreensão do papel da pesquisa científica na atuação profissional, dos
tipos de pesquisa e metodologias científicas e como realizar pesquisas na
área de logística.
|
COMPETÊNCIAS
·
Conhecer os componentes do artigo
científico;
·
Analisar o desenvolvimento do artigo
através da metodologia científica;
·
Conhecer os estágios fundamentais na
elaboração de um projeto de intervenção;
·
Compreender a importância das normas
técnicas da ABNT
|
HABILIDADES
·
Identificar problema
de pesquisa;
·
Definir os
objetivos que o nortearão na pesquisa a partir do problema encontrado;
·
Elaborar e
aplicar instrumentos de pesquisa;
·
Interpretar e
analisar os resultados, através das informações obtidas;
·
Investigar o
segmento de mercado no qual a pesquisa está tratando;
·
Identificar o
cenário atual da empresa em estudo;
·
Sugerir
soluções para minimizar e/ou eliminar os gargalos encontrados;
·
Conhecer as
normatizações e regras estipuladas pela ABNT;
·
Aplicar as
formatações específicas nos artigos e projetos de intervenção, como nos casos
de formatações gráficas onde devem ser analisados as citações de autores,
indo desde os espaçamento de parágrafos até as margens utilizadas;
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Conceitos
e normas da redação de um trabalho científico
2. Diferença
entre projeto de intervenção e artigo
3. Artigo
·
Introdução
·
Fundamentação
teórica
·
Procedimentos
Metodológicos
·
Análise de
Dados (Levantamento e Tabulação dos dados)
4. Projeto
de Intervenção
·
Análise de
Mercado
·
Diagnóstico
·
Propostas de
Solução
5. Normas
ABNT
|
||
BIBLIOGRAFIA
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos
qualitativo, quantitativo e misto. 3.ed. Porto Alegre: Artmed/Bookman, 2010.
NORMAS ABNT.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR:
DENZIN, N. K.; LINCOLN. Y. S. O Planejamento da
Pesquisa Qualitativa: teoria e abordagens. 2 ed. Artmed/Bookman, 2006.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E.
M. Metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e
técnicas, 4 ed. São Paulo: Atlas, 2017.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário