Sejam bem-vindos a mais um semestre. Segue o planejamento de aulas do componente curricular metodologia científica para o semestre 2018.2. Este componente curricular será ministrado pela manhã, nas terças- feiras.
Pela primeira vez metodologia científica será ministrada em formato semipresencial o que será discutido na primeira aula, próxima terça, dia 14 de agosto, às 09 horas.
PLANEJAMENTO
DE AULAS
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DIA
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CONTEÚDO
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Aula 01
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Apresentação do componente
curricular, da forma de avaliação e das atividades extensionistas.
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Aula 02
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Tipos de Conhecimento
Normas da ABNT (citação,
referências, estrutura de artigo científico), Formatação Enanpad e Enegep.
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Aula 03
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Seleção de um Projeto de
Pesquisa – cap. CRESWELL
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Aula 04
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Revisão
de Literatura – cap. CRESWELL
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Aula 05
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Uso daTeoria – cap. CRESWELL
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Aula 06
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Estratégias
de Redação e Considerações Éticas – cap. CRESWELL
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Aula 07
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Introdução
– cap. CRESWELL
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Aula 08
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EVENTO
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Aula 09
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Declaração
de Objetivo – cap. CRESWELL
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Aula 10
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Questões e Hipóteses de
Pesquisa – cap. CRESWELL
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Aula 11
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Métodos Quantitativos –
cap. CRESWELL
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Aula 12
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Métodos Qualitativos – cap.
CRESWELL
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Aula 13
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Métodos Mistos – cap. CRESWELL
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Aula 14
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Atividades paralelas –
extensão
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Aula 15
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Entrega da atividade final
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UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
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UNIDADE – CAMPUS MATA NORTE
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COMPONENTE CURRICULAR – METODOLOGIA CIENTÍFICA
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CÓDIGO DA DISCIPLINA – LOG0051
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CARGA HORÁRIA TOTAL – 60 HORAS [CARGA HORÁRIA TEÓRICA – 44 HORAS; CARGA HORÁRIA PRÁTICA (PRÁTICA) – 16 HORAS]
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EMENTA
Compreensão do papel da pesquisa científica na atuação profissional, dos tipos de pesquisa e metodologias científicas e de como realizar pesquisas na área de logística.
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ÁREA/EIXO/NÚCLEO
Fundamentos de Pesquisa: compreensão do papel da pesquisa científica na atuação profissional dos tipos de pesquisa e metodologias científicas e como realizar pesquisas na área de logística
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COMPETÊNCIAS
· Transpor ideias pensadas e faladas em textos escritos com coerência e coesão;
· Gerar relatórios e estudos científicos de acordo com as normas de formato e linguagem;
· Produzir um conteúdo prático a partir de pesquisas realizadas em contextos organizacionais.
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HABILIDADES
· Gerar relatórios técnicos e científicos
· Produzir análises de textos científicos
· Interpretar dados: gráficos e falas
· Aplicar técnicas para solucionar problemáticas
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Conceito e amplitude do conhecimento
2. Tipos de Conhecimento
3. Fundamento, modalidade e etapas da pesquisa e do trabalho científico
4. Normas de formatação da ABNT (citação, referências, estrutura de artigo científico)
5. Seleção de um Projeto de Pesquisa
6. Revisão de Literatura
7. Uso da Teoria
8. Estratégias de Redação e Considerações Éticas
9. Introdução
10. Declaração de Objetivo
11. Questões e Hipóteses de Pesquisa
12. Métodos Quantitativos
13. Métodos Qualitativos
14. Métodos Mistos
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BIBLIOGRAFIA
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3.ed. Porto Alegre: Artmed/Bookman, 2010.
DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2009.
FLINK, U. Introdução a Metodologia de Pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Pensa, 2013.
LEÃO, A. L. M. S.; MELLO, S. B. C.; VIEIRA, R. S. G. O papel da teoria no método de pesquisa em Administração. Revista Organizações em Contexto, v.5, n.10, p.1-16, 2009.
SANDBERG, Jörgen; ALVESSON, Mats. Ways of constructing research questions: gap-spotting or problematization? Organization, vol. 18, n. 1, 23-44, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em Administração. 7.ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.
LAVILLE, C.; DIONE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências sociais. Porto Alegre: Artmed, 2008.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.
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