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quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Planejamento do Componente Curricular Metodologia Científica

Olá pessoal,

Sejam bem-vindos a mais um semestre. Segue o planejamento de aulas do componente curricular metodologia científica para o semestre 2018.2. Este componente curricular será ministrado pela manhã, nas terças- feiras.
Pela primeira vez metodologia científica será ministrada em formato semipresencial o que será discutido na primeira aula, próxima terça, dia 14 de agosto, às 09 horas.


PLANEJAMENTO DE AULAS
DIA
CONTEÚDO
Aula 01
Apresentação do componente curricular, da forma de avaliação e das atividades extensionistas.
Aula 02
Tipos de Conhecimento
Normas da ABNT (citação, referências, estrutura de artigo científico), Formatação Enanpad e Enegep.
Aula 03
Seleção de um Projeto de Pesquisa – cap. CRESWELL
Aula 04
Revisão de Literatura – cap. CRESWELL
Aula 05
Uso daTeoria – cap. CRESWELL
Aula 06
Estratégias de Redação e Considerações Éticas – cap. CRESWELL
Aula 07
Introdução – cap. CRESWELL
Aula 08
EVENTO
Aula 09
Declaração de Objetivo – cap. CRESWELL
Aula 10
Questões e Hipóteses de Pesquisa – cap. CRESWELL
Aula 11
Métodos Quantitativos – cap. CRESWELL
Aula 12
Métodos Qualitativos – cap. CRESWELL
Aula 13
Métodos Mistos – cap. CRESWELL
Aula 14
Atividades paralelas – extensão
Aula 15
Entrega da atividade final



UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
UNIDADE – CAMPUS MATA NORTE
COMPONENTE CURRICULAR – METODOLOGIA CIENTÍFICA
CÓDIGO DA DISCIPLINA – LOG0051
CARGA HORÁRIA TOTAL – 60 HORAS [CARGA HORÁRIA TEÓRICA – 44 HORAS; CARGA HORÁRIA PRÁTICA (PRÁTICA) – 16 HORAS]
EMENTA
Compreensão do papel da pesquisa científica na atuação profissional, dos tipos de pesquisa e metodologias científicas e de como realizar pesquisas na área de logística.

ÁREA/EIXO/NÚCLEO

Fundamentos de Pesquisa: compreensão do papel da pesquisa científica na atuação profissional dos tipos de pesquisa e metodologias científicas e como realizar pesquisas na área de logística
COMPETÊNCIAS

·         Transpor ideias pensadas e faladas em textos escritos com coerência e coesão;
·         Gerar relatórios e estudos científicos de acordo com as normas de formato e linguagem;
·         Produzir um conteúdo prático a partir de pesquisas realizadas em contextos organizacionais.
HABILIDADES

·         Gerar relatórios técnicos e científicos
·         Produzir análises de textos científicos
·         Interpretar dados: gráficos e falas
·         Aplicar técnicas para solucionar problemáticas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1.    Conceito e amplitude do conhecimento
2.    Tipos de Conhecimento
3.    Fundamento, modalidade e etapas da pesquisa e do trabalho científico
4.    Normas de formatação da ABNT (citação, referências, estrutura de artigo científico)
5.    Seleção de um Projeto de Pesquisa
6.    Revisão de Literatura
7.    Uso da Teoria
8.    Estratégias de Redação e Considerações Éticas
9.    Introdução
10.  Declaração de Objetivo
11.  Questões e Hipóteses de Pesquisa
12.  Métodos Quantitativos
13.  Métodos Qualitativos
14.  Métodos Mistos

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3.ed. Porto Alegre: Artmed/Bookman, 2010.
DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2009.
FLINK, U. Introdução a Metodologia de Pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Pensa, 2013.
LEÃO, A. L. M. S.; MELLO, S. B. C.; VIEIRA, R. S. G. O papel da teoria no método de pesquisa em Administração. Revista Organizações em Contexto, v.5, n.10, p.1-16, 2009.
SANDBERG, Jörgen; ALVESSON, Mats. Ways of constructing research questions: gap-spotting or problematization? Organization, vol. 18, n. 1, 23-44, 2011.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em Administração. 7.ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.
LAVILLE, C.; DIONE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências sociais. Porto Alegre: Artmed, 2008.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.

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