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terça-feira, 20 de agosto de 2019

Plano de aula_Marketing aplicado à logística_2019.2


Marketing Aplicado à Logística
(Segunda-feira)


UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
UNIDADE – CAMPUS MATA NORTE
DISCIPLINA – MARKETING APLICADO A LOGÍSTICA
CÓDIGO DA DISCIPLINA – LOG0061
CARGA HORÁRIA TOTAL – 60 HORAS, TEÓRICA
EMENTA
O estudante deverá analisar o papel do marketing nos processos troca de bens e serviços com os clientes e quais estratégias são utilizadas na empresa para viabilizar esta troca. Nesse sentido, é necessário compreender o papel do marketing nas organizações, saber analisar o ambiente em que a organização está inserida, considerando o cenário nacional e internacional. Entender o planejamento de marketing: definir os objetivos e estratégias mercadológicas (Produto, preço, comunicação e logística); realizar a avaliação quantitativa e/ou qualitativa dos produtos e serviços; identificar a segmentação do mercado alvo e o dimensionamento do mercado das empresas; avaliar os pontos fortes e ameaças dos produtos e serviços em relação ao mercado, bem como saber analisar a concorrência. Realizar estratégias para produtos e serviços e saber formar os seus preços de venda. Entender os canais de distribuição de produtos e serviço.

ÁREA/EIXO/NÚCLEO
COMPETÊNCIA (S)

HABILIDADES.
Fundamentos de Gestão: entender sobre o gerenciamento organizacional como um todo, bem como, sobre suas especificidades
·         Compreender a atuação de marketing na estratégia organizacional
·         Entender o que é marketing e o seu papel nas relações comerciais
·         Analisar a empresa no ambiente em que está inserida em termos nacionais e globais
·         Entender o planejamento de marketing e suas ferramentas na estratégia organizacional
·         Entender as técnicas e análises utilizadas pela área de marketing para realização de pesquisas de marketing, identificação do comportamento do consumidor e segmentação de mercado
·         Entender as estratégias de pesquisa utilizadas na área de marketing
·         Conhecer o processo de compra do consumidor
·         Conhecer as influências no comportamento do consumidor
·         Conhecer as abordagens de marketing para os tipos de mercados servidos
·         Entender o processo de segmentação de mercado
·         Compreender a gestão de novos produtos e produtos existentes
·         Entender a administração de produtos existentes e o seu ciclo de vida
·         Conhecer o processo de desenvolvimento de novos produtos
·         Compreender o processo de distribuição dos produtos e serviços
·         Entender a administração dos canais de distribuição
·         Identificar o papel do atacado e do varejo no processo de distribuição
·         Calcular os preços de produtos e serviços
·         Entender o comportamento da oferta e demanda no mercado
·         Entender as diversas abordagens de formação de preço de venda
·         Conhecer os gastos da empresa para formação de preço de venda
·         Aplicar o mark-up para formação do preço de venda
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1.       Planejamento de Marketing
2.       Análise Ambiental
3.       Pesquisa de Marketing
4.       Comportamento do Consumidor
5.       Segmentação de Mercado
6.       Formação de preços
7.       Administração de produtos novos e existentes
8.       Canais de distribuição: atacado e varejo
BIBLIOGRAFIA
Básica:
CHURCHILL, Gilbert A.; PETER, Paul J. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.
KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing: a bíblia do marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2007.
Complementar:
AAKER, D.A. Administração estratégica de mercado. Bookman, 2012.
HOFFMAN, Douglas K.; BATESON, John E.G. Princípios de Marketing de Serviços: Conceitos, Estratégias e Casos. São Paulo: Cengage Learning, 2009.




MARKETING APLICADO À LOGÍSTICA

( SEGUNDA – FEIRA)
Aula
CH
Contéudo

04
Apresentação da Ementa e Introdução ao conteúdo

08
Desenvolvendo estratégias de Marketing (Google Classroom)

12
Avaliação de Mercado
   

16
Seleção do Mercado-Alvo

20
Aula Prática

24

Compreensão do mercado

28
Atividade em sala/ Aula de dúvidas

32
  AVALIAÇÃO


36
Entrega em correção da prova em sala/ Criação de Valor
10ª

40
Criação de valor
11ª

44
Captura de Valor
12ª


DIA DO SERVIDOR

13ª

48
Entrega de Valor
14ª

52
Comunicação de Valor
15ª

56
Comunicação de Valor / Aula de dúvidas
16ª

60
  AVALIAÇÃO

17ª

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2ª CHAMADA
18ª
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PROVA FINAL
19ª

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2ª CHAMADA PROVA FINAL

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