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quarta-feira, 6 de março de 2019

Ementa e Plano de Aula_Gestão de Processos Logísticos

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
UNIDADE – CAMPUS MATA NORTE
DISCIPLINA – GESTÃO DE PROCESSOS LOGÍSTICOS
CÓDIGO DA DISCIPLINA – LOG0019
CARGA HORÁRIA TOTAL – 60 HORAS [CARGA HORÁRIA TEÓRICA – 30 HORAS; CARGA HORÁRIA PRÁTICA (PRÁTICA) – 30 HORAS]
EMENTA

Gestão organizacional e contextualização de processos em organizações. Conceitos e definições de processos e modelagem organizacional. Melhoria de processos e reengenharia organizacional. Ciclo de vida da gestão de processos. Notações e ferramentas para modelagem de processos. Análise e modelos orientados a processos. Relação entre a gestão de processos de negócio e soluções tecnológicas. Sistemas para gestão de processos. Melhoria contínua dos processos de negócio. Gerenciamento da mudança na gestão de processos de negócio.

ÁREA/EIXO/NÚCLEO
Informar qual é a área de conhecimento, eixoou núcleo que o componente está inserido.
COMPETÊNCIA (S)

·         Entender o conceito de processo e gestão de processos;
·         Conhecer metodologias de modelagem de processos;
·         Conhecer as principais ferramentas, notações e técnicas de processos;
·         Reconhecer no mapeamento de processos o estado atual, a análise do processo e o estado futuro;
·         Dominar técnicas de mapeamento de processos para implantação de projetos de melhoria.

HABILIDADES

·         Identificar processos e suas respectivas entradas e saídas dentro das organizações;
·         Reconhecer qual metodologia a ser utilizada conforme a real necessidade;
·         Compreender as notações para mapeamento de processos e sua aplicação;
·         Aplicar fundamentos para identificar melhorias no mapeamento de processos, através de atividades práticas;
·         Ser capaz de utilizar as técnicas de mapeamento de processos para projetos de melhorias.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  Cenários Organizacionais;
        Processos de Negócio;
        Estratégias Organizacionais;
         Governança de Processos;
         Suporte de TI na Gestão de Processos;
          O Papel das Pessoas na Gestão de Processos;
         Gestão de Mudança
          Ciclo de Vida e Planejamento na Gestão de Processos;
        Análise, Modelagem e Otimização de Processos;
        Implantação de Processos;
         Monitoramento e Avaliação do Desempenho de Processos;


BIBLIOGRAFIA

BÁSICA:

ARAÚJO, Luís Cesar G. de; GARCIA, Adriana Amadeu; MARTINES, Simone. Gestão de Processos – Melhores Resultados e Excelência Organizacional. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.
PAIM, Rafael; CARDOSO, Vinicius; CAULLIRAUX, Heitor; CLEMENTE, Rafael. Gestão de Processos – Pensar, Agir e Aprender. Porto Alegre: Bookman, 2009.
BALDAM, Roquemar; VALLE, Rogério; ROZENFELD, Henrique. Gerenciamento de Processos de Negócio – BPM: Uma Referência para Implantação Prática. Rio de Janeiro: Elsevier – Campus, 2014.

COMPLEMENTAR:

SORDI, José Osvaldo de. Gestão por Processos – Uma Abordagem da Moderna Administração. São Paulo: Saraiva, 2015.
CRUZ, Tadeu. Sistemas, Organização & Métodos. São Paulo: Atlas, 2013.
OLIVEIRA, Djalma P. R. Sistemas, Organização &Métodos: Uma Abordagem Gerencial. São Paulo: Atlas, 2013.






GESTÃO DE PROCESSOS LOGÍSTICOS
( QUINTA – FEIRA)

Aula
CH
Contéudo

04
Apresentação da Ementa e Introdução ao conteúdo

08
Cenários e Processos de Negócios

12
Estratégias Organizacionais
   

16
Governança de Processos e o Suporte de TI

20
1ª Atividade em Sala

24

Gestão de processos e o capital humano
-
-
FERIADO PAIXÃO


28
ATIVIDADE EXTRA-CLASSE


32
  AVALIAÇÃO

32
Entrega e Correção da Prova em Sala
10ª

36
Ciclo de vida/ Planejamento na gestão de processos
11ª

40
Análise, Modelagem e Otimização
12ª

44
Atividade em Sala (Compor a nota da Prova)
13ª

48
Implantação, Monitoramento e Avalização do desempenho dos processos
14ª

52
Aula de Dúvidas
15ª

56
2ª Avaliação
-
-
FERIADO CORPUS CHRISTI
16ª

60
2ª Chamada (1ª ou 2ª avaliação)
17ª

-------
Prova Final
18ª

-------
Segunda Chamada da Prova Final

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