Olá turma,
segue a ementa e o planejamento da disciplina Contabilidade Empresarial para o semestre 2016.1.
Disciplina: CONTABILIDADE EMPRESARIAL
Código:
Obrigatória: SIM
Carga Horária Semestral: 60h Eletiva: NÃO
Número de Créditos: 04
Período Indicado: 1º
Pré-Requisito: NÃO
Co-Requisito: NÃO
|
EMENTA:
Noções
de contabilidade. Demonstrações contábeis. Noções de custos. Aspectos básicos
da Auditoria.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1.
Noções de contabilidade.
2.
Demonstrações contábeis.
3.
Noções de custos – sistemas de custeio
4.
Aspectos básicos da Auditoria.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
MARION,
José Carlos. Contabilidade
empresarial. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
CREPALDI, Silvio Aparecido. Auditoria contábil: teoria e prática.
9. Ed. São Paulo: Atlas, 2013.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
MARION, José
Carlos. Análise das demonstrações contábeis: contabilidade empresarial. 7.
ed. São Paulo: Atlas. 2012.
|
Aula
|
CH
|
PLANO
|
1
|
4
|
Apresentação da Disciplina e Noções
de Contabilidade
|
2
|
8
|
Princípios Contábeis, Regime de
Competência e de Caixa e Exercícios
|
3
|
12
|
Escrituração contábil: contas e plano
de contas
|
4
|
16
|
Método das Partidas Dobrada e Equação
Fundamental do Patrimônio
|
5
|
20
|
Estática Patrimonial: Balanço
Patrimonial
|
6
|
24
|
Classificação das Contas: Patrimonial
e de Resultado
|
7
|
28
|
Resolução de Exercícios
|
8
|
32
|
1ª Avaliação
|
9
|
36
|
Operações com mercadorias e Critérios
de Avaliação de Estoques (PEPS, UEPS e MPM)
|
10
|
40
|
Operações com mercadorias e Critérios
de Avaliação de Estoques (PEPS, UEPS e MPM)
|
11
|
44
|
Demonstração do Resultado do
Exercício
|
12
|
48
|
Demonstração do Fluxo de Caixa
|
|
|
EPELOG
|
13
|
52
|
Exercício para compensação de carga
horária - Demonstração do Fluxo de Caixa
|
14
|
56
|
Noções de Custos- Terminologia de
Custos
|
15
|
60
|
Noções de Custos- Terminologia de
Custos
|
16
|
64
|
2ª Avaliação
|
17
|
68
|
Segunda Chamada
|
18
|
72
|
Prova Final
|
19
|
76
|
Segunda Chamada de Prova Final
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário